Meio Ambiente
IAT adia temporada de Pinhão no Paraná

Dia 09/01/2026
O Instituto Água e Terra (IAT) adiou para 15 de abril o início do período de colheita, transporte, comercialização e armazenamento de pinhão no Paraná. A mudança foi estabelecida pela Instrução Normativa nº 03/2026 e busca alinhar a legislação estadual ao regramento federal – até 2025 a temporada começava em 1º de abril no Estado.
A medida vale tanto para consumo humano quanto para uso em sementeiras. O objetivo é garantir a extração sustentável da semente, proteger o ciclo reprodutivo da espécie e conciliar a geração de renda das comunidades produtoras com a conservação ambiental.
A Instrução também reforça a proibição da colheita de pinhas imaturas, aquelas ainda verdes, cujas sementes apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade. Apenas pinhas com maturação adequada (estado deiscente), com coloração verde-amarelada ou marrom, poderão ser exploradas legalmente.
A normativa revoga a Portaria IAP nº 46, de 26 de março de 2015, e a Instrução Normativa nº 11/2025, passando a ser o principal instrumento de controle da exploração do pinhão no Estado, alinhando as práticas econômicas à preservação da araucária, espécie símbolo do Paraná e integrante do bioma Mata Atlântica.
A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.
ECONOMIA – A cadeia produtiva do pinhão gera incremento econômico na vida de milhares de famílias paranaenses. Movimentou R$ 22,4 milhões em 2023 (dado mais recente), de acordo com o Valor Bruto de Produção (VBP), levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As regiões Central, Sul, Sudoeste concentram o maior volume de produção de pinhão.
Chuvas em 2025 ficaram dentro da normalidade no Sudoeste

Dia 23/12/2025
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o volume de chuvas registrado ao longo do ano de 2025 para a região Sudoeste do Paraná ficou dentro da normalidade climatológica. As precipitações ocorreram de forma regular na maioria dos meses, com cada período mantendo índices próximos da média histórica.
Os meses de abril e maio apresentaram volumes um pouco abaixo do esperado, porém sem impacto significativo no acumulado anual. Nos demais meses, as chuvas ficaram dentro ou até acima da média.
A primavera foi marcada por temporais mais organizados e episódios de tempestades severas, incluindo a ocorrência de fenômenos mais intensos, como tornados em algumas regiões. Mesmo com esses eventos, o balanço geral do ano é considerado normal do ponto de vista climático.
Paraná deve registrar tempestades

Dia 08/12/2024
O Paraná deve registrar tempestades localizadas por três dias seguidos, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar).
O órgão emitiu um boletim de gestão de riscos apontando que o aprofundamento de um ciclone extratropical no Sul do país e o deslocamento de uma frente fria sobre o estado deixarão o tempo instável desde esta segunda (8) até esta quarta-feira (10).
O risco e o grau de intensidade variam conforme a região e o dia, mas em todos o centro-sul e os Campos Gerais devem ser afetados. O Simepar explica que neste início de semana o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai deverá voltar a elevar os índices de instabilidade sobre o Paraná.
Ao longo da terça (9), o aprofundamento de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e o deslocamento de uma frente fria sobre o Paraná reforçarão as instabilidades.
Na quarta-feira (10) o ciclone se desloca para alto-mar, mas ainda deve influenciar nas condições do tempo da parte leste do estado. Na região, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h, explica o Simepar.
envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a
matéria
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.
1 |