/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1
1


1

1


1

1

1

1


 









Meio Ambiente

Serviço de alerta de geadas começa a funcionar no Paraná

Dia 15/05/2024

O serviço Alerta Geada é mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As previsões são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências.

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta terça-feira (14) o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

“O risco de geada configura-se com a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco em contexto de céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O fenômeno ocorre com força suficiente para provocar queda expressiva da temperatura do ar até abaixo de zero grau no solo, causando a formação de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. A geada negra caracteriza-se por ventos fortes constantes em temperatura muito baixa, condição que causa a morte do tecido vegetal das plantas sem formação de gelo nas superfícies.

No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. “Contudo, devido à influência do fenômeno climático La Niña no inverno e na primavera deste ano, são esperados anticiclones frios tardios também em setembro e outubro, com potencial para provocarem geadas nas regiões onde habitualmente são registradas as temperaturas mais baixas”, afirma Kneib.

Lançado há 29 anos, o serviço Alerta Geada apresenta alto grau de confiabilidade. Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície. Também são observadas imagens provenientes de satélites.

Tomando por base o histórico climatológico do Estado, é analisado um campo meteorológico em ampla escala, com dados nacionais e internacionais integrados. Um mapa de probabilidade classifica a geada como fraca, moderada ou forte. Em seguida, a equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta as informações e divulga o alerta, com recomendações para proteção das lavouras.

Se as condições para formação de geada persistirem, um aviso de ratificação é lançado até 24 horas antes da ocorrência. A qualidade do serviço é continuamente aperfeiçoada por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

CANAIS

O Alerta Geada está disponível gratuitamente nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, telefone (43) 3391-4500, páginas do IDR-Paraná e Simepar.

No site do Simepar também estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista, bem como a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná.

Podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Além disso, o podcast Simepar Informa é postado diariamente no Spotify e distribuído aos veículos de comunicação social.

Massa de ar frio chega no Paraná

Dia 14/05/2024

O frio chegou de vez no Paraná, por conta de uma massa de ar frio que avança pela região Sul do Brasil, de acordo com o Simepar.

Na terça-feira (14), mínimas de 13ºC e as máximas devem chegar apenas aos 18ºC. O Simepar não prevê a ocorrência de volumes de chuva durante o dia para a cidade, mas considera a possibilidade de uma garoa fina atingir as cidades.

Paraná está sob alerta para chuvas intensas

Dia 14/04/2024

Parte do Paraná está sob alerta laranja para perigo de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou às 9h40 de domingo (14) e segue durante três dias, até às 18h de terça-feira (16).

A previsão do instituto é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

ÁREAS AFETADAS

No Paraná, entre as áreas que podem ser afetadas estão: Noroeste, região central, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul.

RECOMENDAÇÕES

Em caso de rajadas de vento, a indicação do Inmet é para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de qualquer acidente, pode ser acionado o serviço do Corpo de Bombeiros pelo 193 ou Defesa Civil.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Cascavel dispõe um telefone exclusivo para plantões. A linha ficará ativa para a população sempre das 17h às 8h, inclusive aos fins de semana.

Temporal deixa imóveis sem luz no Oeste e Sudoeste

Dia 21/03/2024

Mais de 400 profissionais da Copel estão mobilizados para consertar a rede e restabelecer o fornecimento de energia em diversos municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, que foram atingidas por um temporal de grandes proporções na manhã desta quinta, 21.

Até agora, a intempérie, com ventos fortes e grande incidência de raios, já causou 573 danos à rede, que precisarão ser inspecionados e reparados. 

No momento, 76 mil domicílios estão sem energia em ambas as regiões. Os municípios mais afetados são Foz do Iguaçu, com 42 mil imóveis desligados, Francisco Beltrão, com 6,9 mil, Missal (4,2 mil), Pato Branco (4,1 mil) e Itaipulândia, com 3,2 mil imóveis desligados.

Segundo a companhia, em Foz do Iguaçu chegaram a registrar ventos de 80km/h.

SEGURANÇA

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

Onda de calor eleva temperaturas

Dia 13/03/2024

Sol forte e aquela sensação de calor que incomoda. A temperatura marcando na casa dos 35°C em Quedas do Iguaçu. É a terceira onda forte de calor no ano.

Segundo especialistas, áreas de alta pressão prendem o ar muito quente por dias como se fosse uma tampa em uma panela, a chamada bolha que está atuando em parte do Paraguai, da Argentina e do Brasil.

O agrometeorologista explica que este tipo de fenômeno que era registrado uma vez ao ano há três décadas, vem se tornando mais comum nos últimos anos e é preciso ficar preparado em todos os setores.

Quem tem ar condicionado em casa ou no trabalho consegue se refrescar e fugir do forte calor. Já nas ruas cada um se vira como pode, roupas leves, muita gente bebendo água e tomando sorvete.

E a previsão é de que a situação não mude muito ainda até a chegada do outono, no dia 20 de março.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

1

 

 


1

1


1

1
1

1

1

1

1

1