/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1
1


1

1


1

1

1

1


 









Nacional

Congresso aprova isenção do IR por tempo indeterminado

Dia 31/10/2025

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (30) o projeto de lei (PLN 1/2025) que permite que as mudanças propostas na legislação do Imposto de Renda (IR) tenham duração por tempo indeterminado, e não apenas pelo prazo de cinco anos.

A principal alteração em análise no Legislativo, proposta pelo governo federal, é a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil a partir de janeiro de 2026.

Segurança Jurídica

Na prática, o projeto aprovado nesta quinta-feira garante a continuidade de uma eventual isenção, que ainda depende da aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.087/2025 no Senado. Sem a mudança, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) previa a validade de apenas cinco anos para esse tipo de benefício.

A relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), argumentou que a proposta traz segurança jurídica ao contribuinte.

“A proposta traz segurança jurídica ao contribuinte, pois garante a confiabilidade e a previsibilidade de que a eventual alteração na legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física [IRPF], seja qual for o desfecho da proposição no Parlamento, não será obrigatoriamente rediscutida a cada cinco anos”, afirmou a relatora.

O texto do PLN 1/2025 será enviado para a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Vírus enviado pelo WhatsApp Web que abre porta para hackers

Dia 13/10/2025

Baixar arquivos suspeitos no WhatsApp Web pode abrir caminho para criminosos assumirem o controle de computadores e roubarem senhas, informaram pesquisadores da empresa de cibersegurança Trend Micro.

O vírus, batizado de Sorvepotel, se espalha por meio de arquivos enviados em conversas e grupos de WhatsApp e usam e-mails como uma segunda forma de se espalhar. Caso sejam executados na máquina da vítima, eles se infiltram no computador de forma persistente.

"É aberta uma porta de comunicação e, a partir disso, o sistema de ataque passa a receber instruções externas", explica Marcelo Sanches, líder técnico da Trend Micro Brasil. "A máquina da vítima fica sob comando do atacante".

Como o vírus só funciona em computadores com Windows, os cibercriminosos enviam mensagens como "Baixa o ZIP no PC e abre" acompanhadas de comprovantes de pagamento e orçamentos falsos.

Segundo a Trend Micro, o ataque se concentra em:

roubar credenciais ao exibir versões adulteradas de sites de bancos e corretoras de criptomoedas;

assumir o controle do WhatsApp Web para enviar o mesmo arquivo malicioso para todos os contatos da vítima.

De acordo com a Trend Micro, 457 das 477 infecções registradas até agora ocorreram no Brasil.

Os pesquisadores apontaram o foco no país porque o arquivo faz checagens de idiomas, localização, formato de data para validar que o usuário é brasileiro.

O WhatsApp orienta usuários a clicarem apenas em links ou arquivos de pessoas conhecidas e diz que trabalha para tornar o aplicativo mais seguro (leia a nota ao final).

Até mesmo o nome Sorvepotel indica o direcionamento para o Brasil: os servidores usados pelo vírus para enviar comandos de ataques estão em endereços que lembram a expressão "sorvete no pote".

Em computadores infectados, o malware também cria um arquivo de inicialização, garantindo que o sistema malicioso continue ativo mesmo após reiniciar a máquina.

Ainda não há registros expressivos de roubo de dados ou bloqueio de arquivos, indicando que o objetivo neste momento é se espalhar para novos dispositivos, segundo a Trend Micro.

O ataque também pode fazer com que a conta da vítima seja banida do WhatsApp, já que o envio automático de mensagens para outros contatos pode ser identificado como spam.


Como se proteger

Os pesquisadores afirmam que criminosos parecem ter como foco computadores corporativos, mas atacam em contas de WhatsApp Web de funcionários, que usam os dispositivos para ver mensagens pessoais.

O vírus não explora falhas do WhatsApp, mas aproveita a distração das vítimas, diz Marcelo Sanches, da Trend Micro. Segundo ele, a ação permite transformar a máquina em um "zumbi" sob controle dos hackers.

Os pesquisadores da Trend Micro orientam usuários e empresas a:

  • desativar downloads automáticos no WhatsApp
  • restringir downloads em dispositivos corporativos
  • realizar treinamentos sobre riscos de baixar arquivos suspeitos;
  • desconfiar de mensagens que pedem permissões em navegadores;
  • confirmar com a pessoa por outros meios (telefone ou pessoalmente) se o envio do arquivo foi intencional.

Leia a nota do WhatsApp:

"Independentemente do serviço de mensagens que você use, só clique em links ou abra arquivos de pessoas que você conhece e confia. Estamos sempre trabalhando para tornar o WhatsApp o lugar mais seguro para a comunicação privada, e é por isso que criamos camadas de proteção que oferecem mais contexto sobre com quem você está conversando ao receber uma mensagem de alguém que você não conhece – além de proteger suas conversas pessoais com a criptografia de ponta a ponta."

Golpe da ligação muda, entenda como funciona

Dia 10/10/2025

As chamadas conhecidas como “ligações mudas”, que antes serviam apenas para verificar se um número estava ativo, agora são vistas como uma nova e perigosa forma de golpe. Segundo especialistas em cibersegurança, criminosos estão usando inteligência artificial para clonar vozes e enganar vítimas em golpes financeiros.

Tecnologia deepfake e clonagem de voz

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, softwares de deepfake capturam o som da voz de quem atende o telefone, mesmo que a pessoa diga apenas um simples “alô”. A partir dessa gravação, os golpistas conseguem reproduzir o tom e a forma de falar da vítima, utilizando o áudio falso para ligar para familiares e amigos e pedir transferências bancárias.

O presidente do Instituto Brasileiro de Resposta a Incidentes Cibernéticos, Hiago Kin Levi, explicou que a popularização da inteligência artificial permitiu que até criminosos com pouco conhecimento técnico consigam simular vozes com precisão. O pesquisador da Kaspersky, Anderson Leite, reforçou o alerta: “Com apenas alguns segundos de gravação de áudio, já é possível gerar uma cópia convincente da voz de uma pessoa e utilizá-la em golpes de engenharia social”.

Como se proteger dos golpes

Para evitar cair nesse tipo de fraude, especialistas recomendam configurar o celular para aceitar ligações apenas de números conhecidos — recurso disponível em aparelhos Android e iPhone. Outra dica é não responder de imediato a chamadas silenciosas: a Polícia Civil orienta a permanecer em silêncio até que o outro lado se pronuncie.

Caso receba uma ligação suspeita, não forneça dados pessoais, bloqueie o número e registre um boletim de ocorrência. Além disso, é fundamental evitar publicar áudios e vídeos pessoais nas redes sociais, já que esses conteúdos também podem ser usados para treinar ferramentas de clonagem de voz.

Após anúncio da redução do IPVA emplacamentos aumentam 11%

Dia 17/09/2025

O número de emplacamentos de veículos cresceu 11% no Paraná nos 10 dias que sucederam o anúncio do governador Carlos Massa Ratinho Junior sobre a redução de 45% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A alíquota atual, de 3,5%, deve passar para 1,9%, a partir do ano que vem, se tornando a menor do Brasil. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), entre os dias 10 e 19 de agosto, 10 dias antes do anúncio, feito em 20 de agosto, 10.647 veículos foram emplacados no Paraná. Nos 10 dias seguintes, entre 20 e 29 de agosto este número saltou para 11.807 registros, uma média de 1.118 por dia. Somente em 20 de agosto, foram 1.418 novas placas em um só dia.

O Estado já observava uma alta no número de emplacamentos nos primeiros oito meses deste ano, com crescimento de 34% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 233.127 novos registros entre janeiro e agosto de 2025, contra 174.033 até agosto do ano passado. Os números dizem respeito a veículos novos, sem incluir a mudança das placas antigas para o padrão Mercosul e a transferência de veículos de outros estados para o Paraná.

O total registrado nos últimos oito meses é superior a todos os emplacamentos de 2022, quando houve 215.461 novos registros, e é semelhante a todo o ano de 2023, com 236.254. Em 2024, o Detran-PR realizou 286.111 emplacamentos.

Entre as novas placas inscritas no Detran-PR em 2025, 42% são de automóveis, que chegaram a um total de 97.719 registros, 15 mil a mais que no mesmo período do ano passado (82.461). Também houve um salto nos emplacamentos de motocicletas, que passaram de 40.865 nos oito primeiro oito meses de 2024 para 62.149 em 2025, um crescimento de 52%.

Neste ano também foram emplacadas 37.522 caminhonetes, 20.119 motonetas, 15.295 camionetas, 13.132 utilitários, 11.496 reboques, 10.038 semirreboques, 7.769 caminhões, 7.283 caminhões tratores, 1.549 ônibus, 968 ciclomotores, 906 micro-ônibus, 114 tratores de rodas, 27 motorhomes, 20 triciclos e cinco quadriciclos.

REDUÇÃO DO IPVA

O aumento no número de emplacamentos é um dos motivos porque a redução na alíquota do IPVA não deve causar um impacto grande na arrecadação do Estado. A redução beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), isso representa cerca de 83% de toda a frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 

 


1

1


1

1
1

1

1

1

1

1