/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1
1


1

1


1

1

1

1


 









Guia

História e dados gerais de Quedas do Iguaçu

Mapa de Quedas do Iguaçu:


Exibir mapa ampliado 

História

Quando em 1930 a 1932 o estado do Paraná decidiu formar o primeiro núcleo de colonização e povoamento do imenso sertão as margens do Rio Iguaçu, foi realizado um convênio com representantes do Governo Polonês para que a região fosse povoada por imigrantes poloneses. Para isso foi organizada uma companhia, que recebeu o nome de Companhia Mercantil Paranaense S/A. Essa companhia com sede em Curitiba, foi responsável pela realização do projeto de colonização de terras. Logo, a colonizadora polonesa iniciou a propaganda sobre a colonização na região, assim foram aparecendo os primeiros imigrantes poloneses, vindos do Rio Grande do Sul. A Colonizadora iniciou a construção de barracões para os imigrantes que aqui estavam. A colônia recebeu o nome de Colônia Jagoda (A opção pelo nome “Jagoda” (fruto), traduzia a esperança dos imigrantes que aqui estavam, de que a semente lançada germinasse e desse frutos, o que felizmente aconteceu). Naquela época, aqui existiam muitos animais selvagens, o que dificultava as primeiras plantações. Os colonos eram obrigados a derrubarem os pinheiros gigantes que aqui haviam. O primeiro colonizador a chegar com sua família foi José O’Bara.

Haviam na colônia Jagoda, logo após a compra pela companhia: farmácia, granja, armazém, matadouro, serraria e escola. Ao todo formavam um grupo de 80 famílias.

Os primeiros colonizadores deixaram várias marcas no município de "Quedas". Por exemplo: onde há a Praça São Pedro, foi o local onde acamparam alguns desbravadores, hoje considerada a parte central da cidade.

Naquela época o transporte utilizado eram apenas carroças e as estradas eram abertas utilizando-se somente de objetos domésticos, como arados, pás, enxadas, etc..Os colonos construíram ali seus ranchos e começaram a exploração de nova terra, onde vivem até hoje. As primeiras colheitas foram aparecendo e a Companhia Colonizadora era responsável pelo comércio, comprando dos colonos e vendendo em Laranjeiras do Sul. Em 1940, surgiu a primeira serraria movida a água.

O nosso município foi durante muito tempo, distrito de Laranjeiras do Sul, do qual foi desmembrado no dia 18 de dezembro de 1967, tornando-se município pela lei 5.668. O município foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968. E passou a chamar-se Quedas do Iguaçu.

Nome que o município já teve: Colônia Jagoda e Campo Novo. Tipo de colonização predominante: Polonesa; O primeiro pároco: Padre Sigismundo Gdaniac; A primeira parteira: Wiera Sokolowiski; O primeiro prefeito: Pedro Alzide Giraldi; A primeira escola: Escola Tiradentes.

A padroeira do município é Imaculado Coração de Maria, comemorado no dia 8 de dezembro.

A mudança de nome, Campo Novo para Quedas do Iguaçu, foi em homenagem às quedas de água de Salto Osório, no Rio Iguaçu, desaparecidas com o alagamento da Usina Hidrelétrica de Salto Osório.

Efeitos da II Guerra Mundial

Durante a IIª Guerra Mundial, a invasão nazista na Polônia e em toda Europa, resultou em conseqüências graves em todo o mundo, chegando também a Colônia Campo Novo. Houve racionamento e falta de combustível, resultando na escassez de mercadorias e impossibilitando o escoamento dos produtos agrícolas; cessou a chegada de ovos moradores para a Colônia; as estradas terminaram-se tomadas pelo mato.

Diante de tais dificuldades, os colonos despejavam seus produtos na rua em sinal de protesto. Enfim, foi o período mais difícil, pelos quais nossos colonizadores passaram. Em 1945, a guerra acabou e a esperança foi devolvida ao povo. No ano anterior (1944) o Grupo Votorantim de São Paulo, havia comprado a colônia com a intenção de construírem fabricas de produtos diversos. Mas logo a Colônia Campo Novo mudou novamente de proprietário, passando a ser Companhia de Papel e Celulose Iguaçu. Nesse período, muitas localidades do Paraná estavam recebendo imigrantes dos mais diversos estados, muitos deles se dirigindo para a região de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. A Companhia chegou à conclusão de que a Colônia Campo Novo era pequena e não dispunha de mão de obra suficiente para montar fabricas de celulose por aqui.

Quedas do Iguaçu foi durante muito tempo, distrito administrativo de Laranjeiras do Sul, com o nome de Campo Novo. Foi desmembrado no dia 16 de outubro de 1967, constituindo-se município pela Lei n.º 5.668, e foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968, tendo como primeiro Prefeito Municipal o Sr. Pedro Alzide Giraldi.

A formação étnica do nosso povo é predominantemente polonês, sendo que os italianos aparecem também em número bastante expressivo.

Colonizadores que mais se destacaram

O Sr. Antonio Prasnievski chegou a Campo Novo em 1937. Foi um dos pioneiros e construiu o primeiro moinho na região. Em 1938, combateu violentamente a política colonialista da Cia. Colonizadora Mercantil do Paraná S/A.

Pe. Sigismundo Gdaniec, primeiro pároco da Colônia, dedicou sua vida inteira à missão de catequizar o povo de Quedas do Iguaçu. Wiera Sokolowicz, primeira parteira. Primeiros moradores: Eugênio Jarenczuk, Antonio Solowiski, José Orloski, Alexandre Sokolovicz, Mariano Harmerski, Estanislau Kuakosi.

Características gerais de Quedas do Iguaçu

Pela lei n.º 07/69, o município de Campo Novo, na Comarca de Laranjeiras do Sul passa a denominar-se Quedas do Iguaçu.
Eis a lei:

Lei n.º 07/69

Súmula: Denomina QUEDAS DO IGUAÇU o atual Município de                              Campo Novo, na Comarca de Laranjeiras do Sul.

Faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores decreta e eu prefeito municipal sanciono a seguinte lei:

Art. 1º - Fica denominado “QUEDAS DO IGUAÇU” o atual município de Campo Novo, na Comarca de Laranjeiras do Sul.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Novo, em 15 de março de 1969.

Pedro Giraldi
Prefeito Municipal

Justificativa: A presente Lei tem por finalidade a mudança do nome do atual município de Campo Novo, na Comarca de Laranjeiras do Sul para Quedas do Iguaçu.

Com o nome de Campo Novo existe um município no Rio Grande do Sul; com o de Campos Novos, no Estado de Santa Catarina e há no Estado do Paraná um lugarejo com o mesmo topônimo.

Esta coincidência de nomes provocaria uma série de transtornos, inclusive no que se refere ao recebimento de verbas e outras relações que se manterá com o Governo Federal, bem como a questão de Correios e Telégrafos.

A mudança do nome de Campo Novo para Quedas do Iguaçu foi precedida de consulta a seus munícipes, incluindo cidadãos de todas as classes sociais e atividades profissionais que aprovaram a proposição, amparados não apenas nas causas acima expostas, como também no tocante à topografia regional, suas potencialidades turísticas, uma vez que o município possui parte das Quedas do Iguaçu ‘Salto Osório’, além da grande Usina Hidrelétrica Júlio de Mesquita Filho, que propicia relevante desenvolvimento sócio-econômico ao município.

Nome:Quedas do Iguaçu
Habitante: Quedense
Altitude: 620 metros
Longitude: 25º       13’ – Oeste    
Latitude:52º       27’ – Sul
População residente: 27.000 habitantes
Prefeito municipal: Gelmar João Chmiel – PMDB
Clima:temperado, sub-tropical quente, com geadas muito raras
Solo:mediamente argiloso, fertilidade média
Terreno-Topografia:      30% a 15%:     Plano
                                   40% a 25%:     Inclinado
                                   30% a 25%:     Montanhoso

Limita-se com os seguintes municípios:

Norte:Guaraniaçu
Sul:São Jorge D’ Oeste, Dois Vizinhos e São João
Leste:Laranjeiras do Sul
Oeste:Catanduvas

Distâncias dos municípios limítrofes:

Guaraniaçu:82Km
São Jorge:46Km
Dois Vizinhos:70Km
São João:80Km
Laranjeiras do Sul:72Km
Catanduvas:85Km

Características da cidade:

            A cidade de Quedas do Iguaçu tem na sua parte central uma topografia de 30% caracterizando terreno plano, sendo que 40% do solo quedense apresenta uma topografia levemente inclinada, com 30% de área acidentada.

Geologia:

            A região de Quedas do Iguaçu é constituída por uma sucessão de derrames basálticos de média e pequena espessura, contendo basaltos compactos intercalados com basaltos vesicular, brechas arenosas e brechas calcáreas. Mediamente argiloso, com fertilidade média.

Dados atuais:

Contagem da População 2007: 30.181
Área da Unidade territorial: 822

Confira no link abaixo os hinos do Brasil do Paraná e de Quedas do Iguaçu:

Hinos
1

1

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1


1

1
1

1

1

1

1

1