/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1
1


1

1


1

1

1

1


 









Agronegócio

Paraná perde e COAMO irá contruir porto em SC

Dia 03/09/2025

A Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, vai construir seu próprio porto em Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, com um investimento de R$ 3 bilhões. O anúncio foi feito em uma reunião com o governador Jorginho Mello (PL), na segunda-feira (25). A cooperativa recebeu contrapartidas do governo catarinense para o empreendimento, como a melhoria das rodovias de acesso, licenças ambientais e incentivos fiscais.

A intenção é que o novo terminal entre em operação em 2030 e movimente 11 milhões de toneladas por ano. "Esse é um sonho dos nossos produtores. Já temos dois terminais em Paranaguá, por onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. Somos o maior exportador e a maior empresa do Paraná. Sentimos a necessidade dessa expansão porque há negócios que realmente não conseguimos fazer", comentou o presidente da cooperativa, Airton Galinari.

Segundo o executivo, a empresa vinha sofrendo com frequentes filas no porto de Paranaguá (PR) para escoar a produção de grãos, como soja, milho e trigo. Ele revelou ainda que o ambiente de negócios de Santa Catarina foi fundamental para a instalação da estrutura, que ocupará 43 hectares, com três berços de atracação e terminais para granéis agrícolas, fertilizantes, combustíveis líquidos e gás liquefeito de petróleo (GLP).

"Este é um projeto diferente, em que estamos trabalhando há quase 10 anos. As obras de duplicação das rodovias SC-416 e SC-417, que estão em andamento em Santa Catarina, proporcionarão a malha de atendimento fundamental para que possamos ter esse escoamento, já que este terminal pode movimentar até mil caminhões por dia", explicou o executivo da Coamo, que representa 32 mil cooperados e teve um faturamento de R$ 28,8 bilhões em 2024.

Novo terminal será o oitavo porto em SC

Durante o encontro ocorrido em Florianópolis, a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, afirmou que a licença ambiental prévia deve sair ainda este ano. De acordo com o cronograma, as obras teriam início em 2027 e a operação do novo terminal seria a partir de 2030.

A estimativa é que 2 mil empregos sejam gerados durante a construção e mais 1 mil para quando o porto estiver ativo. "Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Nós somos o campeão do Brasil. Isso para Santa Catarina é música. É por isso que eu digo que vale a pena a gente trabalhar muito e sério, que os resultados acontecem", comemorou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

Também presente na reunião que sacramentou o empreendimento, o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, comemorou a chegada de mais um terminal no estado. "Santa Catarina colocou à disposição da Coamo a nossa secretaria, a de Infraestrutura, do Meio Ambiente e da Fazenda. Todos estavam lá para garantir que a Coamo, junto ao seu corpo técnico, vai ter o respaldo para construção desse que é o oitavo porto catarinense".

O governo catarinense considera o porto da Coamo como oitavo tendo o sétimo em fase chamada de pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina (TGSC), instalado no Morro Bela Vista, em São Francisco do Sul. Além dos dois, Santa Catarina possui terminais consolidados em:

  • Itajaí
  • Navegantes
  • Itapoá
  • São Francisco do Sul
  • Imbituba
  • Laguna.

envie para um amigo .... comente está matéria....... imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1


1

1
1

1

1

1

1

1