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Regional

Quedas e Espigão Alto na mira em megaoperação

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) deflagrou, na manhã de terça-feira (17), três operações contra grupos envolvidos em homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas em 21 municípios do Paraná e em cidades de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Mais de 300 policiais cumprem 143 mandados judiciais.

Quais cidades:

  1. Espigão Alto do Iguaçu;
  2. Londrina;
  3. Guaratuba;
  4. Foz do Iguaçu;
  5. Paranavaí;
  6. Guaíra;
  7. Terra Roxa;
  8. Maripá;
  9. Palotina;
  10. Curitiba;
  11. Medianeira;
  12. Ubiratã;
  13. Cascavel;
  14. Pato Bragado;
  15. Toledo;
  16. Quedas do Iguaçu;
  17. Dois Vizinhos;
  18. Santo Antônio do Sudoeste;
  19. Renascença;
  20. Marmeleiro;
  21. Francisco Beltrão;
  22. Volta Redonda (RJ).
  23. Campo Grande (MS);
  24. Balneário Camboriú (SC);
  25. Mairinque (SP)

Obras na rodovia entre Dois Vizinhos e Beltrão chegam à fase de contratação

Dia 13/09/2024

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para ampliar e restaurar o pavimento da PR-180 e da PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste. O investimento é de R$ 90.849.999,00.

O próximo passo, após trâmites internos, será a assinatura de contrato com o Consórcio – Itax Sudoeste, formado pelas empresas Pavimentações e Terraplenagens Schmitt Ltda. e Azure Gerenciamento e Projetos Ltda., que será responsável por elaborar os projetos de engenharia e pela execução dos serviços da obra. Após emissão da ordem de serviço, o consórcio terá 180 dias para os projetos e 540 dias para os trabalhos.

A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero. Em segmentos mais críticos será feita reconstrução total da pista, desde a sub-base.

Para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias está previsto o alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros de largura cada para 3,50 metros, a pavimentação dos acostamentos e a implantação de 9,10 quilômetros de faixas adicionais divididas em oito segmentos, sendo seis na PR-180 e dois na PR-281.

Também será implantada nova sinalização horizontal e vertical, instalados dispositivos de segurança viária, melhorado o sistema de drenagem de águas, e realizados serviços complementares, como enleivamento e hidrossemeadura.

Mais de 160 kg de maconha é apreendida em Laranjeiras

Dia 23/08/2024

Após informações sobre um veículo Vectra, de cor cinza, que havia fugido da Polícia Rodoviária Federal na BR-277, entre Laranjeiras do Sul e Virmond, por volta das 11 horas de quinta-feira (22), a Polícia Militar iniciou buscas em uma estrada próxima a BR-277, localizando o carro abandonado.

Em buscas no veículo os policiais encontraram vários tabletes de maconha, que após pesados totalizou 160,15 kg. O veículo junto com a droga apreendida foi entregue na delegacia de Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.

Ponte entre Boa Vista e Três Barras recebe melhorias

Dia 14/08/2024

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando na recuperação da ponte sobre o Rio Tormenta e seus acessos, na PR-484, entre Boa Vista da Aparecida, na região Oeste, e Três Barras do Paraná, na região Centro-Sul. Ela tem 55 metros de extensão e 9 metros de largura, com duas faixas de rolamento.

A frente de trabalho já realizou a limpeza das superfícies de concreto com jato d’água de alta pressão, serviço que antecede o reparo e recuperação de avarias, fissuras e rachaduras existentes, além do reforço dos pilares. Também começou a ser executado o novo sistema de drenagem nas cabeceiras, com entradas d’água, descidas d’água e dissipadores de energia.

A obra prevê também novas lajes de transferência, melhoria da drenagem na própria ponte, recomposição de erosão nos aterros dos acessos, melhorias na sinalização horizontal e vertical, inclusive com instalação de dispositivos de segurança, entre outros.

O investimento nestes serviços é de mais de R$ 350 mil, estando incluídos em um contrato de manutenção de 13 pontes da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento total de R$ 11.476.788,03.

Número de acidentes reduz, mas gravidade aumenta nas rodovias do Sudoeste do Paraná

Dia 30/07/2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atua na região Sudoeste do Paraná, sob a delegacia de Pato Branco, divulgou um balanço sobre os acidentes ocorridos no primeiro semestre de 2024. De acordo com os dados, houve uma redução de 23% no total de acidentes comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, o número de acidentes graves aumentou, apontando uma nova preocupação para as autoridades de trânsito.

“De janeiro a julho de 2023, registramos um total de 141 acidentes. Este ano, houve uma redução para 109 acidentes, representando uma diminuição aproximada de 23%. No entanto, observamos um aumento nos acidentes graves, passando de 38 no ano passado para 42 em 2024,” informou o efetivo da delegacia da PRF de Pato Branco.

Os principais fatores apontados para o aumento na gravidade dos acidentes incluem o aumento do fluxo nas rodovias federais, especialmente devido às obras entre Clevelândia e Palmas. “Muitos motoristas, principalmente de caminhões, desviam para a BR-158 para evitar o longo tempo de espera nas obras, o que pode estar contribuindo diretamente para a gravidade dos acidentes,” explicaram os representantes da PRF.

Os tipos de acidentes predominantes são colisões transversais, principalmente causadas por acessos irregulares à rodovia. No entanto, os acidentes mais graves têm outras causas. “As principais causas dos acidentes graves em nossa região incluem a ingestão de álcool pelos condutores, ultrapassagens em locais proibidos, e saídas de pista de veículos de carga. Este último é muitas vezes causado por velocidade excessiva e uso de celular ao volante,” destacaram.

Comparativamente, o balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) revelou um aumento no número de acidentes em sua jurisdição, contrastando com a queda observada pela PRF. No entanto, ambos os relatórios apontam para a necessidade de medidas mais rigorosas e educativas para combater as causas dos acidentes graves.

Paraná recebe nova sequência de placas veiculares

Dia 09/07/2024

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a liberação de uma nova sequência alfanumérica de placas veiculares que vão de TAI a TAZ e de TBA a TBZ, somando um total de 439.956 unidades disponíveis para registro.

O Paraná realiza uma média de 21 mil emplacamentos mensais. Em 2024, no período de janeiro a maio, foram 108.487 veículos emplacados, sendo 102.241 presenciais e 6.606 de forma online.

"Com as novas placas estamos garantindo que mais veículos possam ser registrados no Paraná. A nova série está projetada para atender nossas necessidades pelos próximos dois anos”, destaca o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

Os cidadãos que desejaram escolher sua combinação, poderão fazê-lo mediante pagamento adicional, serviço exclusivo para carros zero quilômetros, com o custo de R$ 150,00. Os recursos são destinados para desenvolvimento de projetos sociais no Estado. A escolha da placa é uma opção do usuário. Quem não deseja fazer a seleção dos dígitos recebe a placa conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.

HISTÓRICO – A sequência de placas veiculares teve início em 1990 e o Paraná foi o primeiro estado a ser contemplado, com a sequência AAA-0001 à BEZ-9999, com duração de 30 anos. Em 2020, o Estado solicitou uma nova subsequência para atender a demanda e foi autorizado a usar a série RHA-0001 à RHZ-9999, de aproximadamente 250 mil placas. A última sequencia de placas recebidas pelo Detran-PR foi em 2022. Naquele ano foi a sequência SDP-0A01 à SFO-9J99, equivalente a 519.948 unidades.

EMPLACAMENTO ONLINE – Desde junho de 2023, o primeiro emplacamento de veículos no Paraná pode ser realizado de forma 100% online, pelo computador ou celular. Essa opção propicia agilidade e economia para os cidadãos, com redução de 17% no valor do processo, por não exigir a vistoria. A iniciativa é pioneira no Brasil e facilita a emissão dos documentos e a autorização para a estampagem de placas de um veículo novo. O serviço pode ser feito em menos de 15 minutos.

COMO FAZER – No ato da compra do veículo é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), com a qual o cidadão inicia o processo online, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, colocando as informações da NFe, documento de identificação e foto.

Se as informações estiverem corretas, uma notificação é encaminhada por e-mail contendo a liberação da guia para emissão no site do Detran-PR. Após o pagamento, é liberada a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e o código de segurança. O proprietário pode, então, buscar uma estampadora de placa credenciada pelo Detran-PR. 

Paraná perde território para Santa Catarina

Dia 26/06/2024

A solicitação do proprietário de um imóvel rural entre os municípios de Guaratuba (PR) e Garuva (SC) resultou na revisão dos marcos históricos que delimitam a divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina com a descoberta de novos pontos que alteram a cartografia na região litorânea.

A demanda protocolada no final do último mês de abril no Instituto Água e Terra (IAT) tinha o objetivo de identificar a localização da propriedade, que foi herdada pela família solicitante, e que não foi possível concluir com precisão, pois a área é cortada pela divisa estadual. Ou seja, uma parte fica no Paraná e a outra em Santa Catarina. 

Por outro lado, o trabalho de campo do IAT com auxílio de GPS concluiu que uma área de 490 hectares do território paranaense ao longo de uma linha de aproximadamente 28 quilômetros pertence ao estado de Santa Catarina. O resultado deve englobar mudanças cartográficas, o que pode ser visível a depender da escala adotada pelos mapas.

Segundo o engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do IAT, Amauri Pampuch, o proprietário da área rural apresentou registros fotográficos e informações de dois marcos desconhecidos, o que apontava para possibilidade de equívoco no traçado implantado pelo Exército e adotado pelos estados.

“Durante as pesquisas no acervo de documentos, encontramos a existência de mais três marcos de divisa, em outra região, no alto da serra do Quiriri, sendo um bastante conhecido e visitado turisticamente. Os outros dois desta serra passaram a ser do nosso conhecimento através da pesquisa em documentos antigos”, diz o engenheiro florestal. 

Com cinco marcos históricos estabelecidos entre 1916 e 1922 pelo Exército do Rio de Janeiro, sendo que quatro deles passaram a ser conhecidos pelos órgãos estaduais, uma nova medição foi realizada na divisa dos estados com o auxílio de GPS para aprimorar a precisão geográfica. “O equipamento também facilita o acesso às áreas remotas, onde métodos tradicionais de levantamento podem ser inviáveis ou perigosos.

Sua capacidade de funcionar em qualquer local com céu aberto permite coletar dados com segurança e precisão, mesmo em terrenos acidentados ou densas florestas”, comenta.

O resultado aponta que aproximadamente 490 hectares que faziam parte do Paraná devem passar a integrar o estado catarinense, sendo que a medição deve ser aferida, novamente, para encaminhamento do estudo ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IAT, a faixa territorial equivale a cerca de 490 campos de futebol espalhados por 28 quilômetros. “Não se trata de uma área concentrada em um local. Entendemos que alguns imóveis fisicamente podem passar a pertencer a Santa Catarina e alguns do Paraná que ficavam dentro do estado poderão ser divididos por esta divisa mais precisa.

O ajuste é perceptível somente em escalas mais detalhadas de um mapeamento. Não consideramos que tenhamos impactos econômicos significativos para os municípios nem para quem mora na região”, esclarece Pampuch.

Para os municípios da divisa, o resultado significa que Guaratuba perderá área para a cidade catarinense de Garuva. “A definição precisa da divisa irá proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais na administração do território, melhora também o planejamento e a execução de atividades nas áreas ambiental, social e econômica.

Teremos uma credibilidade maior na coleta de dados para o censo demográfico e agropecuário, e um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios”, ressalta o profissional.

Pampuch lembra que a revisão de limites municipais é uma prática periódica no trabalho dos técnicos. De acordo com ele, a revisão completa dos 399 municípios do Paraná foi concluída pelo IAT após levantamento de dados em 2022 e 2023, com base na interpretação das leis de criação dos municípios e apoio de mapas municipais de diferentes épocas e escalas do acervo.

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