/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Saúde

Quedas do Iguaçu perderá médicos cubanos

Dia 16/11/2018

A saída de Cuba do programa ‘Mais Médicos’, no Brasil, resultará no desligamento dos médicos cubanos que, desde 2013, atuavam nas unidades de saúde de Quedas do Iguaçu. O anúncio da saída foi feito no início da tarde desta quarta feira (14), em comunicado oficial.

“O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos”, e assim, comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa”, diz a nota do governo.

Apesar de ainda não haver uma data específica para o desligamento dos médicos, lideranças, que já se preocupavam em atrair médicos principalmente ao interior dos Estados, agora terão que se preparar para o impacto, também, da saída destes profissionais.

O município de Quedas do Iguaçu ainda não foi notificado sobre o desligamento dos médicos.

Homem é preso após usar spray em supermercado

Dia 05/11/2018

Um homem foi preso neste domingo, 4, na cidade de Cascavel após 19 pessoas passarem mal em um supermercado daquela cidade.

Segundo as informações da Polícia Militar o homem utilizou um spray de pimenta dentro do estabelecimento vindo a causar irritação nas pessoas, o SAMU foi acionado para prestar atendimento ás vítimas.

Foram feitos dois registros segunda a PM, um no sábado onde 12 pessoas foram socorridas e outro no domingo onde mais sete clientes foram atingidos. O acusado foi detido por seguranças do estabelecimento.

Cinco anos do CONSAMU

Dia 01/11/2018

Há exatos cinco anos, no dia 01/11/2013, o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste - CONSAMU iniciava suas atividades operacionais, com a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e entes consorciados.

Inicialmente, o Consórcio foi presidido pelo Sr. Edgar Bueno e em março de 2017, o prefeito de Palotina, Senhor Jucenir Leandro Stentzler, foi eleito por unanimidade a Presidente do Consórcio. O Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto assumiu o cargo em 2013 e permanece até a presente data.

Abrangendo os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região oeste do Paraná, o CONSAMU totaliza uma população de aproximadamente 945 mil habitantes e mantém sua sede no município de Cascavel-PR, onde está localizada a Central de Regulação Médica das Urgências – serviço 192.

Há, ainda, outras 15 bases descentralizadas localizadas nos municípios consorciados de Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu azul, Quedas do Iguaçu e Corbélia.

Atualmente, o Consórcio dispõe de 28 unidades móveis de urgência, sendo 19 unidades móveis de suporte básico (ambulâncias USB), 06 unidades móveis de suporte avançado (ambulâncias USA), 01 motolância, 01 veículo de intervenção rápida (VIR) e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero).

Com início das operações em janeiro de 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência, fruto da parceria entre o Governo Estadual e o Consamu, já realizou 1.770 atendimentos, proporcionando agilidade na prestação de socorro e no deslocamento das vítimas aos hospitais das regiões oeste, sudoeste, fronteira e central do Estado.

O CONSAMU também conta com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que atua no treinamento de novos profissionais, na educação continuada das equipes e na capacitação e participação em eventos públicos - objetivando o acesso eficiente aos usuários do serviço 192.

No decorrer dos cinco anos, o Consórcio realizou investimentos com recursos próprios, entre os quais podemos citar a aquisição de móveis, equipamentos médicos e de processamento de dados e veículos, totalizando R$ 1.692.206,12.

Com o passar do tempo, observou-se a necessidade de ampliação do número de bases descentralizadas do Consórcio, tendo como objetivo a otimização do tempo resposta nos atendimentos e melhorar a capacidade de atendimento aos pacientes em função do quantitativo de ambulâncias instaladas e da distância entre cada uma das bases.

Desta forma, na intenção de melhorar o atendimento à população, os Prefeitos dos municípios consorciados reuniram-se em Assembleia Geral, no dia 11 de outubro de 2017, aprovando a ampliação de novas bases para o Consórcio, sendo 06 (seis) novas bases com uma USB em cada um dos seguintes municípios: Cafelândia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste e, ainda, 02 (duas) USAs, sendo uma no município de Palotina e a outra no município de Santa Helena.

Como evidência do crescimento do CONSAMU, em março de 2016 suas atividades foram diversificadas, ao assinar o Contrato de Programa com o Município de Guaíra, com a finalidade de celebrar a Gestão Associada da Unidade de Pronto Atendimento do município.

Hoje, além da celebração dos Contrato para Gestão Associada com as Unidades de Pronto Atendimento (Upa’s) de Guaíra, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, o CONSAMU também celebrou Contratos de Programa com vários municípios, envolvendo o transporte eletivo e a capacitação de profissionais da saúde.

Um novo projeto entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e os municípios está em andamento e passará a vigorar no final deste mês, cuja operacionalização se dará pelo CONSAMU. Trata-se do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que integrará a Unidade de Central de Leitos e Regulação do SAMU 192 da 10ª Regional de Saúde e 20ª regional de Saúde e a Grade de Referência do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, mediante a Deliberação Nº 299 – 24/09/2018 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná. Para a primeira etapa deste processo, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou recursos para a Secretaria Municipal de Sáude de Cascavel, visando a readequação da estrutura física e do quadro de colaboradores da atual Central de Regulação do SAMU Oeste, além de fortalecer os processos envolvidos na regulação de urgências primárias e secundárias. A Macrorregional Oeste integrará a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede será onde atualmente se encontram as instalações da regulação do CONSAMU. Esta união operacional e logística proporcionará um melhor desempenho no processo de regulação, sejam em situações de urgência e emergência ou internações hospitalares.

É fato que o número de atendimentos do “serviço 192” cresce anualmente. Desde o início das operações até o mês de setembro de 2018, foram realizados 325.346 acionamentos por meio terrestre e, consequentemente, também houve aumento no quadro de profissionais do Consórcio, sendo que hoje contamos com aproximadamente 673 empregados públicos.

Assim, diante de toda nossa história, não poderíamos deixar de celebrar esses 05 anos do início das atividades operacionais do CONSAMU, juntamente com nossos colaboradores e todos que de alguma forma contribuíram para o êxito dos serviços realizados por este Consórcio.

envie para um amigo .... comente está matéria..... imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1

1

1
1

1
1

1

1

1

1

1