/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Saúde

A mais de um ano mortes por dengue não são registradas

Dia 09/11/2017

O último Boletim da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, mostra que até segunda-feira (06), o Paraná não registrou mortes provocadas pelo vírus da dengue nos últimos 14 meses. O boletim divulgado corresponde ao período epidemiológico iniciado em agosto deste ano. Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, os resultados são efeitos das estratégias adotadas no combate a doença.
 
O período epidemiológico correspondente a agosto do ano passado e julho deste ano, também não registrou mortes relacionadas à dengue. Já no período anterior, de agosto de 2015 a julho de 2016, morreram, no Paraná, 63 pessoas por causa da doença. Os dados do boletim mostram ainda que 180 casos de dengue foram registrados no estado, 170 deles autóctones (quando o paciente contrai o vírus no mesmo lugar onde reside).
 
Os municípios com mais registros ainda se mantém, com Maringá encabeçando a lista, com 84 ocorrências, e Foz do Iguaçu, com 31. A Secretaria de Saúde alerta que a dengue, a zika e a chikungunya são doenças cíclicas. Por isso, os cuidados devem ser constantes. A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, destaca que o cuidado da população foi muito importante para os resultados recentes.
 
A principal maneira de se proteger é eliminar os focos do mosquito. Outra ação importante para combater a dengue é tomar a vacina. A terceira etapa da campanha de vacinação vai até este sábado (11). Trinta municípios com histórico grave da doença participam da campanha. Para se imunizar, basta ir até a unidade de saúde mais próxima.

Consamu comemora 4 anos de serviços prestados

Dia 01/11/2017

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste – CONSAMU iniciou suas operações em 01 de novembro de 2013, com o objetivo de disponibilizar regulação médica, atendimento inter e pré-hospitalar regionalizados na área de abrangência de 43 municípios da 10a e 20a Regionais de Saúde do Estado do Paraná.

O CONSAMU atende uma população de 930 mil habitantes e tem sua sede em Cascavel, onde se encontra a Central de Regulação Médica das Urgências, que recebe ligações, de forma ininterrupta, pelo número 192.

A estrutura móvel do CONSAMU é composta de 28 unidades móveis de urgência, sendo:

19 ambulâncias para suporte básico;
6 ambulâncias para suporte avançado;
1 helicóptero aeromédico;
1 motolância;
1 veículo de Intervenção rápida

Até o momento as viaturas do Consamu rodaram  5.088.343 Km, o mesmo que  127 voltas em torno da Terra. Em todos os casos, foi proporcionado o atendimento através de orientação médica telefônica, envio de ambulâncias ou outros recursos, conforme indicação do médico regulador.

Voando desde 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência é fruto de parceria entre o Governo Estadual e o CONSAMU, agilizando o atendimento às vítimas, que são transferidas rapidamente para os hospitais especializados. Com área de atuação nas regiões Oeste, Sudoeste, Fronteira e Central do Estado.

As equipes do CONSAMU são capacitadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) que além de desenvolver o treinamento de novos profissionais, promove a educação continuada das equipes, ações corretivas e elabora e aprimora manuais e protocolos. O resultado deste trabalho é a aproximação do CONSAMU e da sociedade através de projetos de educação, atividades junto às escolas e atividades assistenciais, por meio de cursos, palestras, seminários e participação em eventos públicos.

O quadro de colaboradores do CONSAMU é composto por 432 profissionais, sendo:

78 médicos, 100 enfermeiros, 43 técnicos em enfermagem, 110 condutores e demais funcionários administrativos e contempla ainda 35 servidores, cedidos pelo município de Cascavel ao CONSAMU.

O Consamu busca, de forma contínua, superar as expectativas da população em atendimentos de urgência e emergência, sempre objetivando o menor tempo resposta possível, oferecendo acesso humanizado e eficiente dos usuários às portas de atendimento do Sistema Único de Saúde.

A partir de 2016, o consórcio diversificou suas atividades no segmento de urgência e emergência, assumindo projetos de gestão associada de Unidades de Pronto Atendimento, com modelo de gestão inovador, colhendo excelentes resultados junto aos municípios parceiros.

envie para um amigo .... comente está matéria..... imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1

1

1