/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1


1

1

1

1

1

1

1


1

1

1

1

1


 









Quedas do Iguaçu

Sem-terra prometem intensificar ocupações

Dia 30/10/2014

Mais de 1,4 mil famílias permanecem acampadas nas áreas produtivas da fazenda Araupel, em Rio Bonito do Iguaçu. Logo após a definição do segundo turno das eleições, no último domingo, as mobilizações do grupo ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) se intensificaram, principalmente na praça central de Quedas do Iguaçu e no espaço pertencente à madeireira.

Segundo a assessoria de imprensa da Araupel, a manifestação dos acampados logo após o resultado das eleições foi assustadora. Gritos como “Agora a Araupel é nossa” foram ouvidos pelos moradores durante as comemorações da reeleição de Dilma Rousseff (PT). Os dias seguintes foram ainda mais conturbados, já que ontem logo pela manhã o grupo fechou as vias de acesso à empresa, além de apreenderem maquinários, impedindo que os serviços fossem executados pelos funcionários. A assessoria ainda informou que a partir deste momento os sem-terra não querem apenas os hectares que já foram invadidos, mas sim, toda a fábrica.

Nas últimas décadas, a Araupel cedeu 51 mil hectares à reforma agrária, o que impediu que novos investimentos fossem realizados no município, que há mais de 40 anos fortalece sua economia baseada na produtividade da empresa. Após a quarta invasão, ocorrida em julho deste ano, outros 33 mil hectares são ameaçados. Neste local são mantidas áreas de reflorestamento e árvores que há anos são cultivadas até que alcancem a maturação necessária para a sua comercialização.

Invasões em 2015

A promessa de intensificar as ocupações em todo o território nacional foi confirmada após a publicação de uma reportagem na segunda-feira (27) na página oficial do MST. O texto mostra a avaliação do coordenador nacional do Movimento, Gilmar Mauro. Segundo ele, o esgotamento do modelo de crescimento em que "trabalhadores e patrões ganham" e a composição mais conservadora do Congresso recém-eleito, onde a bancada ruralista contará com 273 deputados e senadores a partir de janeiro (33% mais que na legislatura anterior), deve estimular a atuação dos movimentos sociais. "O próximo governo terá de escolher quem vai sair perdendo, e nós precisamos lutar para que não sejam os trabalhadores", diz.

MST emite nota pública sobre confusão nas áreas da Araupel

A direção estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), de Rio Bonito do Iguaçu, veio a público esclarecer que, diante das informações veiculadas por alguns meios de comunicação da cidade de Quedas do Iguaçu, afirmando que a partir do dia 29 de outubro o governador reeleito, Beto Richa (PSDB), já havia assinado a ordem de despejo do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, diante desses fatos tomou-se os seguintes encaminhamentos. Dentre as explicações dadas pelo Movimento, afirma-se que as famílias assentadas e acampadas decidiram reforçar a vigilância próxima ao acampamento, tendo em vista a garantia da segurança de todos. “Além disso, acreditamos que o acordo selado entre o Incra, Secretaria de Segurança Pública do Paraná e o MST será cumprido, visto que este acordo garante que as famílias permanecerão na área até o levantamento da cadeia dominial da propriedade, que se diz da Araupel. Neste acordo a empresa pode trabalhar normalmente e retirar a madeira que possui”, relata a assessoria.

O MST divulgou ainda que as famílias acampadas acreditam que o Incra, o governo do Estado e demais órgãos responsáveis resolverão a questão sem conflitos, com base no diálogo, garantindo que todos possam ser assentados. “Por fim, a reforma agrária é uma questão social e não deve ser tratada como caso de polícia”, conclui.

Fonte: O Paraná

Asfalto feito em 2011 já apresenta vários problemas

Dia 29/10/2014

O asfalto que compreende a Rua Juazeiro, iniciando a partir da sede da Câmara Municipal de Vereadores de Quedas do Iguaçu até a altura da Travessa Estremosa já está com problemas. O recape que foi realizado em meados do ano de 2011, gestão anterior do prefeito Jacaré, está apresentando rachaduras e alguns buracos, falto intrigante para uma obra tão recente.

Vale ressaltar que o asfalto é praticamente novo e não deveria apresentar esse tipo de problema, já que na ocasião não foi apenas feito um “tapa buraco”, e, sim, o recape completo deste trecho. Cabe aos vereadores fiscalizar essa situação, ainda mais que a sede do poder legislativo fica tão próxima ao problema.

Prefeito decreta ponto facultativo do dia do funcionário público

Dia 28/10/2014

No dia do funcionário  público, 28 de outubro, a Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu, através do prefeito Jacaré decretou ponto  facultativo.

Nas repartições públicas municipais não haverá expediente, com  exceção das escolas que funcionarão normalmente e dos básicos de saúde e limpeza  pública. Também não haverá  expediente no Fórum quedense. Já as repartições públicas estaduais funcionam  normalmente.

Trecho entre o trevo para Três Barras até o Salto será revitalizado


O trecho que será revitalizado está totalmente destruído

Dia 23/10/2014

A empresa COMPASA esta iniciando os trabalhos de recuperação do asfalto que compreende o trecho mais critico dentro de Quedas do Iguaçu, entre o trevo que liga Quedas à Três Barras do Paraná até a saída para Salto Osório.

A empresa irá realizar a recuperação total do pavimento asfáltico conforme está previsto em contrato, com a retirada da capa asfáltica e realização do micro revestimento.  A COMPASA deverá concluir os trabalhos no prazo máximo de três meses.

Quedenses poderão ficar sem água


Captação de água da Sanepar em Quedas do Iguaçu através do rio Campo Novo

Dia 22/10/2014

A Sanepar informa que, devido a duas interligações em um anel da rede de água, haverá parada programada no abastecimento em Quedas do Iguaçu, nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 8h. Poderão ser afetadas as seguintes regiões: Lusitani, Vila Dias, Parque dos Gerânios, Prima Vera (Cohapar), Raito de Sol e Alto Recreio.

A previsão é de que o abastecimento se normalize totalmente no período da noite. A população precisa economizar água, evitando desperdício e consumo desnecessário.

Clientes que não possuem caixa-d'água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Julgamento de Neri Sivieiro já foi adiado duas vezes

Dia 21/10/2014

Depois de ter sido adiado duas vezes, a Juíza da Vara Criminal de Quedas do Iguaçu agendou para o dia 22 de  outubro, quarta-feira, o júri de Neri Irineu Sivieiro e seu irmão Adelar Antonio Sivieiro. Em janeiro de 2012, “Neri Maconha” como é conhecido foi preso acusado de assassinato em um dos crimes ocorridos na comunidade de Boa Vista de São Roque, em Espigão Alto do Iguaçu.

Nos meses de novembro e dezembro ocorreram duas mortes e duas tentativas de homicídio, sendo que uma das tentativas foi contra o próprio acusado, que foi ferido com seis tiros nas costas. Foram mortos a tiros Adamantino Rodrigues de Souza, 59 anos e o agricultor Amilton Chimanski (popular Titão).

Quedas terá duas equipes para coleta de lixo reciclável

Dia 21/10/2014

Em Quedas do Iguaçu, a Prefeitura Municipal designou duas equipes de coletores para fazer a coleta do lixo nos bairros e na área central da cidade. Às terças-feiras a coleta é feita nos Bairros: Alto  Recreio, Jardim Floresta, Jagoda, John Kennedy, Araucária, Raíto de Sol e Campo Novo; às quartas-feiras nos Bairros: Vila Dias, Santa Fé, Salto Osório, Caçula, Alto Primavera e Cohapar; às quintas a equipe percorre os bairros: Luzitani, Tarumã, Serraria Seis, Vila Iguaçu, Pindorama, Parque dos Gerâneos, Regional, São Cristóvão e no centro da cidade. Às sextas-feiras, a coleta é feita nos Bairros: Bom Pastor, Bela Vista, Pardais e Progresso.

Em Quedas do Iguaçu é obrigatório o acondicionamento do resíduo domiciliar em sacos plásticos ou similares. O resíduo que for depositado na lixeira ou tambor sem o acondicionamento correto não será recolhido. Os recipientes deverão ser colocados na calçada somente no dia da coleta.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 

z1

1
1

1

1

1

1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

111

1

aa
Mais canais: Facebook - Google - Detran PR - Empregos & Negócios - Fale com o Iguaçu Notícias - Utilidades - Expediente - Tempo - Denuncie Aqui
Vendas on-line
- Busca no Site - Guia - Lista Telefônica - Rádio 92,5 FM - Regional