/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Quedas

Balsa ‘Rio Chopim I’ volta a operar

Dia 17/08/2018

Balsa ´Rio Chopim I` voltou a operar através da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), que liberou a balsa “Rio Chopim I” e o rebocador “Rio Chopim” para operar a travessia do Rio Iguaçu entre os municípios de Cruzeiro do Iguaçu e Quedas do Iguaçu.

A vistoria naval foi realizada no dia 14 de agosto, com a embarcação em seco e flutuando. Na manhã do dia 15 de agosto a navegação foi autorizada. Desde o mês de fevereiro de 2018 a embarcação estava impedida de operar por irregularidades, que colocavam a segurança de passageiros e das cargas transportadas em risco.

Na época, a CFRP verificou que a balsa “Rio Chopim I” tinha desgaste excessivo em chapas de aço no fundo da embarcação, avarias na estrutura interna, furo no convés, defeitos na iluminação de navegação e ausência de uma estrutura para impedir o trânsito e a permanência de pessoas sobre a rampa de acesso ao convés. Estes foram os principais motivos do impedimento.

O proprietário foi comunicado para providenciar os reparos, substituir as chapas desgastadas e instalar os equipamentos de segurança em falta. Desde então, a balsa permaneceu em reforma, tendo sido lançada na água agora, após a vistoria de verificação e com a embarcação flutuando. A liberação atestou as condições de navegação em segurança para a salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. Até agora, a população da localidade de Foz do Chopim, distrito de Cruzeiro do Iguaçu, e do município de Quedas do Iguaçu precisavam fazer um deslocamento de aproximadamente 90 quilômetros prioritariamente em estrada de terra pelo município de São Jorge D’Oeste.

Com o retorno da operação da balsa “Rio Chopim I” a ligação entre Foz do Chopim e Quedas do Iguaçu será de cerca de 25 quilômetros.

A Balsa ´Rio Chopim I` e o rebocador “Rio Chopim” fizeram parte do esforço de fiscalização da “Operação Balsa” realizado em novembro de 2017 pela CFRP. Na época, a Marinha do Brasil, em cumprimento de ações de fiscalização do tráfego aquaviário com fulcro na Lei nº 9.537/1997, fiscalizou 39 pontos de travessia de passageiros e carga nas bacias dos rios Iguaçu, Ivaí, Piquiri e afluentes em 27 municípios do Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná.

Ao todo, onze balsas foram lacradas e impedidas de navegar devido a questões de segurança. Até agora, quatro embarcações cumpriram as exigências da autoridade marítima. Atualmente, oito balsas permanecem impedidas de operar devido ao grave risco que impõem à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e ao meio ambiente.

Fonte: Assessoria Capitania Fluvial do Rio Paraná

Operação policial é deflagrada na região

Dia 16/08/2018

Foi deflagrada ainda na madrugada desta quinta-feira, 16, a operação Sicarius II que investigada a mais de um ano quadrilhas que atuavam em várias cidades, entre elas, assentamento de Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Itapejara Do Oeste e Quedas do Iguaçu.

Até o momento foram presas 25 pessoas, os crimes investigados são furto de madeira, roubo em propriedades e homicídios. Foram utilizados um efetivo de cerca de 110 homens.  

Motoristas e operadores de máquinas paralisam atividades

Dia 14/08/2018

Os motoristas e operadores de máquinas, funcionários da Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu cruzaram os braços a partir de hoje, dia 14 de agosto, onde estão com os veículos no pátio da prefeitura municipal, são eles motoristas de ônibus, caçamba, operadores de máquina além da equipe de manutenção rodante.

Os motoristas possuem em suas reinvindicações reposição salarial de 22,89% e pagamento de horas extras. Os profissionais solicitam uma reunião com a chefe do executivo para oficializarem as reivindicações.

Novo delegado assume em Quedas do Iguaçu

Dia 09/08/2018

Quedas contará a partir do dia 14 de agosto com um novo delegado de polícia. Dr. André Mendes será o Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu com abrangência na cidade vizinha de Espigão Alto.

Será realizado no dia 14 de agosto ás 16 horas na sede da ACIQI – Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu a posse do novo delegado onde contará com a presença de autoridades.

Quedas volta a ter o abastecimento de água normalizado

Dia 02/08/2018

Após 48 horas sem água, a cidade já está abastecida. A equipe da SANEPAR trabalhou durante a noite finalizando suas atividades e por volta das 6 horas da manhã do dia 02 conseguiu recuperar o sistema.

De acordo com o funcionário do escritório local da SANEPAR, pode haver algum ponto da cidade, especialmente na parte mais alta a pressão da água esteja fraca, porém aos poucos o sistema deverá deve estar normalizado. O serviço deveria estar concluído às 16 horas de terça-feira, mas devido a uma falha durante os trabalhos de melhoria no sistema, que chegou a provocar vazamento, ocorreu o atraso.

A SANEPAR recomenda caso em algum lugar a pressão da água estiver baixa,  que o consumidor faça o registro pelo telefone  0800-2000115, com a fatura de água em mãos. Uma equipe da SANEPAR estará a disposição do consumidor para qualquer eventualidade.

Dados

Durante a interrupção no abastecimento, a SANEPAR disponibilizou quatro caminhões-pipa para abastecer órgãos públicos como escolas, creches, Delegacia de Polícia. As obras de ampliação e interligação da rede deixaram cerca de 3 mil imóveis sem água  na cidade nas últimas 48 anos.

A companhia mobilizou uma equipe de mais de 30 funcionários para  trabalhar no sistema. A falta de água atingiu moradores dos bairros, inclusive da Pindorama e todo o perímetro urbano de Espigão Alto do Iguaçu.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimi a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1

1

1
1

1
1

1

1

1

1

1