/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1
1

1

1

1

1


 









Quedas

Proteção de fontes tem início em Quedas do Iguaçu

Dia 17/06/2021

Essa tem sido a história: no momento em que a água retorna às torneiras, a experiência de reservatórios baixos é jogada para o passado. Esquecer é também um ato de sobrevivência humana. Mas os recentes episódios de escassez de água no município, cada vez mais frequentes, são um lembrete de que não agir diante de certos fatos pode custar caro à sociedade, seja sob a ótica político-econômica quanto a da nossa própria preservação como espécie.

Presente da natureza

O momento de juntar forças não poderia ter sido mais propício. A proteção de nascentes ajuda área rural Quedas do Iguaçu a enfrentar a seca e a garantir água nas propriedades, mesmo em período de seca. O trabalho é realizado pela prefeitura construída de maneira simples, com pedras e com solo de cimento as fontes do projeto piloto desenvolvido pela secretaria de Agricultura trarão alívio às propriedades nos momentos de seca.

O prefeito Elcio Jaime da Luz esteve acompanhando os trabalhos e disse que está em planejamento através da secretaria de Agricultura o projeto visando a proteção de fontes com solo e cimento, técnica barata e funcional. “Numa situação como essa de falta d’água como estamos vivenciando nada melhor que ideias inovadoras para suprir a demanda, a ação tem um papel importante para a segurança hídrica na área rural, para garantir ao produtor e sua família água em quantidade suficiente e qualidade para o uso doméstico e na produção agropecuária”, frisou.

O secretário de Agricultura Alcindo Penso que há anos trabalha com proteção das fontes entrou literalmente no projeto ajudando na construção da fonte. “Esse trabalho é importante para o futuro do abastecimento das famílias rurais.

De acordo com Penso, a proteção de nascente é uma prática que necessariamente precisa estar aliada à conservação de solos, adoção de boas práticas de produção agrícola e recomposição de mata ciliar. “A nossa avaliação é que os agricultores, em geral, estão conscientes de que é preciso cuidar das fontes existentes nas propriedades para garantir água de qualidade, com regularidade e em quantidade suficiente. Mais ainda, que essas nascentes são indispensáveis não só para as atividades agropecuárias como também para o consumo das famílias”, finaliza.

Via: CP

ACIQI e Sicredi promovem o Dia de Cooperar 2021

Dia 10/06/2021

O “Dia C”, promovido em Quedas do Iguaçu pelo Sicredi em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu (Aciqi), tem como objetivo desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo.

A campanha do Dia de Cooperar iniciou nesta terça-feira, 08 de junho, estendendo-se até o dia 03 de julho.

A iniciativa receberá doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. “Toda arrecadação será destinada às famílias carentes do Município de Quedas do Iguaçu”, explica o Presidente da ACIQI José Carlos Marcon.

Nos anos anteriores, ele relembra que era realizado um grande evento na Praça Alzide Giraldi, reunindo várias entidades, seus colaboradores, e parceiros, que levavam suas doações e contribuições para a campanha. “Neste ano, no entanto, devido a pandemia do Covid-19, não podemos realizar o evento, porém, é justamente pelo momento em que vivemos que precisamos fazer o Dia C acontecer, ainda que em um formato diferente”, salienta ele. “Ajudar o próximo nunca foi tão importante como agora”, frisa.

  Os pontos de coleta das doações serão na Agência do Sicredi de Quedas do Iguaçu e na Associação Comercial e Emp. De Quedas do Iguaçu – ACIQI.

Assentamentos irão receber títulos das terras

Dia 11/05/2021

Em reunião no dia 6 de maio, com o prefeito Elcio Jaime da Luz, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná, Robson Bastos garantiu a titularização das terras do assentamento em Quedas do Iguaçu.

“É direito da família que comprovadamente exerce atividade agrícola trabalhar na terra, tirar dela o seu alimento e sua fonte de sustento. Queremos regularizar, para acabar com o chamado ‘aproveitador’, algumas pessoas usaram as pessoas para tirar proveito cobrando dinheiro, exigindo valores das famílias e dessa forma se beneficiando em cima dos assentados, com o título isso vai acabar. Os documentos que dão segurança jurídica e são como uma garantia da casa própria para essas pessoas”, destacou o presidente do Incra.

Ele acrescentou ainda que o desafio para esse mandato é entregar os títulos de propriedade a todas as famílias paranaenses que são as verdadeiras donas da terra que cultivam.

Durante o encontro, o prefeito Elcio Jaime da Luz, falou que lutam pelas famílias, pela regularização das terras, pelo bloco do produtor que conforme ele, é um documento muito importante, “Assim, aqueles que se dedicam às atividades do agro terão mais incentivos e segurança para investir e estruturar seus negócios, beneficiando toda uma cadeia que fomenta não apenas a economia de Quedas do Iguaçu, mas de todo o país”, disse o prefeito.

Na reunião, o assessor de Assuntos Estratégicos, Emerson Prado relatou que o prefeito Elcio Jaime tem feito sua parte como gestor municipal. “O governo estadual tem feito um trabalho intenso para trazer tranquilidade aos agricultores que estão nessa situação, agora falta a ação do governo federal”.

“Todos os governos têm que ter atenção especial a segmentos sensíveis. Atuarem para melhorar as estradas rurais,  extensão rural, aquisição de produtos, ter projeto,  essa iniciativa do prefeito Elcio Jaime da Luz deveria ser do governo federal, visto que Quedas do Iguaçu tem o maior assentamento da América Latina, acrescentou Prado.

Para o assessor, a vinda do superintendente do Incra mostra a população que o prefeito tem sensibilidade e pensa no futuro do município.”Todo e qualquer gestor quando assume algo público tem que pensar na sociedade, pois a pessoa está exercendo um cargo público que é passageiro, e isso o Elcio tem feito, parabéns a todos os envolvidos nessa importante reunião”. Finalizou Emerson Prado.

No Paraná existem 327 assentamentos, e 18.614 famílias vivem nesses locais. Segundo dados do Incra, cerca de 970 mil famílias, em todo o Brasil, vivem nessas unidades agrícolas.

Comércio terá horário especial para o dia das mães

Dia 06/05/2021

O comércio de Quedas do Iguaçu terá uma programação especial para as compras do Dia das Mães. Pensando na comodidade e tranquilidade, evitando aglomerações, o comércio local estará atendendo em horário especial no sábado, 08, até as 16h.

O comércio quedense conta com várias opções, valorize nossos comerciantes, compre em Quedas.

Sistema viário quedense deve passar por modificações

Dia 15/04/2021

Em audiência no DETRAN do Paraná, o prefeito Élcio Jaime, definiu com a Diretoria do Departamento de Trânsito do Paraná, a vinda do Coordenador de Engenharia, Arquitetura e Sinalização Viária do DETRAN/PR, Carlos Alberto Fonseca Gubert para proceder as melhorias necessárias  no sistema viário da cidade.

O modelo atual ficou confuso depois que foram construídas inúmeras rotatórias, de tamanho excessivo e, a maioria, em vias de mão que se cruzam, tornando dispensável a manutenção das mesmas.

A maioria dos condutores trafega pela esquerda da rotatória, causando acidentes envolvendo motoristas que contornam de forma correta, ou seja, pela direita. Também foi discutido sobre os atuais estacionamentos à esquerda em uma avenida marginal à PR, com canteiro dividindo as duas pistas. Além disso, a forma com que foram implantados sistema de estacionamento em diagonal, no centro da cidade.

Constata-se, ainda, várias vias de mão única, tanto no centro, quanto nos bairros da cidade, o que evidencia prejuízo para os comerciantes e condutores que necessitam fazer um deslocamento maior para chegar ao seu destino.
Isso ocorre tanto no centro como nos bairros da cidade. A equipe designada pelo Detran virá a Quedas nos próximos dias.

ACIQI promove palestra gratuita

Dia 13/04/2021

Neste momento ainda não podemos nos reunir de forma presencial , mas vamos continuar levando muita informação e oportunidades para você empresário!

Pensando nisso a ACIQI está trazendo um encontro online fantástico, que temos certeza que fará uma grande diferença na sua vida pessoal e profissional, uma super palestra com o tema “LIDERANÇA QUE FAZ A DIFERENÇA”, com o Palestrante, Escritor, Comunicador e Instrutor Baldoino Rech.

A palestra é totalmente GRATUITA.

Esse encontro será transmitido ao vivo nos canais do Facebook e Youtube da ACIQI.

29/04/2021⠀às 19h

⠀IMPORTANTE: Faça sua inscrição antecipada para receber o link de acesso e o certificado após o evento!

As inscrições devem ser realizadas através do link:  https://forms.gle/kYoQufn82MKUrG4U9

Não fique de fora dessa!

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimi a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1
1
1

1
1

1

1

1