/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Educação

Segundo dia de prova do Enem tem 32% de alunos faltantes


O Colégio Estadual de Quedas do Iguaçu José de Anchieta foi um dos locais das provas

Dia 13/11/2017

O índice de candidatos que faltaram à segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, realizada no dia 12 de novembro, foi de 32%. Cerca de 2,15 milhões de inscritos não compareceram às provas aplicadas no domingo.

No primeiro dia de prova, realizado no domingo passado (5), foi registrada uma abstenção de 29,8%, com cerca de 2 milhões de candidatos faltosos. No ano passado, a abstenção média nos dois dias de prova foi de 29,19%.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Um total de 853 candidatos foram eliminados do Enem nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.

Os candidatos responderam questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). No domingo passado (5) foram aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

As provas de ontem foram consideradas menos interpretativas e com mais cobrança de conteúdo. Por tradição, mesmo na prova de exatas, o exame costumava incluir muitas questões interpretativas e com relação direta com o cotidiano. Na avaliação do professores ouvidos, a maior dificuldade que os candidatos enfrentaram na prova de hoje foi a presença de conteúdos esperados, mas cobrados com maior nível de detalhamento.

Gabarito oficial sai nesta quinta-feira

O gabarito oficial do Enem será divulgado até a próxima quinta-feira (16) no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no aplicativo do Enem. Os cadernos de questões de cada dia serão disponibilizados também no site do Inep e no aplicativo. Já o Boletim de Desempenho, que traz as notas individuais dos participantes, deverá ser disponibilizado só em 19 de janeiro de 2018.

O resultado do Enem pode ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará a segunda aplicação anual do Enem 2017 para alunos que foram prejudicados na primeira aplicação e para as pessoas privadas de liberdade (PPL). De acordo com o instituto, um total de 3.581 alunos vão refazer as provas em dezembro por problemas na aplicação regular, como por exemplo em locais de prova em que houve corte no abastecimento de energia.

IFPR de Quedas realiza processo seletivo

Dia 10/11/2017

O Instituto Federal de Quedas do Iguaçu está divulgando o processo seletivo IFPR EAD, Pronatec bolda formação E-TEC.

As inscrições iniciaram no dia 08 de novembro e se encerram no dia 22 de novembro. Os cursos de educação a distância são totalmente gratuitos e realizados pela internet.

Curso oferecidos são de Logística, Vendas, Administração, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. Todos os cursos técnicos são no período noturno, com aulas presenciais apenas uma vez por semana.

Para mais informações, acesse nosso site:
http://quedasdoiguacu.ifpr.edu.br/?p=1071

Mudança na aplicação do Enem reduzem número de candidatos eliminados


Neste domingo, 12, será realizado no Colégio José de Anchieta o
segundo dia de provas do Enem na cidade

Dia 09/11/2017

Um total de 273 candidatos inscritos no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) foram eliminados no primeiro dia de prova realizada no domingo (5). Desses, 264 foram por descumprimento de regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, usar material impresso e não atender a orientações dos fiscais. Outros nove candidatos foram eliminados por porte de objetos proibidos identificados pelo sistema de detecção de metal.

O número de eliminações no primeiro dia de prova deste ano foi bem menor do que no ano passado, quando 3,9 mil pessoas foram eliminadas no primeiro dia e 4,7 mil no segundo dia. O principal motivo das eliminações em 2016 (44,3%) foi a falta de marcação do tipo de prova recebida. Neste ano, como foi usada a prova personalizada, com os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição do participante, não foi preciso marcar o tipo de prova recebida.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as medidas de segurança adotadas neste ano para deixar o Enem mais seguro resultaram na redução das eliminações. “A grande campanha de divulgação dessas novas medidas pode ter sido uma das causas que inibiram participantes com intenção de burlar o Enem 2017”, diz o Instituto.

O Enem 2017 estreou a prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico e teve a maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por detector.

Inscrições do Consamu para o Concurso Público estão abertas

Dia 09/11/2017

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do CONSAMU (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste). Estão sendo ofertadas 232 vagas para profissionais de nível médio e superior que poderão atuar em 16 municípios da região oeste.
Há oportunidades para os seguintes cargos: Agente Administrativo, Enfermeiro, Médico, Motorista Socorrista (Condutor de Ambulância) e Técnico em Enfermagem, com remunerações de até R$ 9.282,29.

As vagas serão distribuídas nas cidades de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Corbélia, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Palotina, Quedas do Iguaçu, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná.

Faça a sua inscrição no site www.saber.srv.br ou acesse http://saber.srv.br/login/url/inscricao/35

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1

1

1