/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Educação

Exigência para rematrícula provoca corrida por vacinas

Dia 05/12/2018

Para matricular seus filhos em escolas públicas ou privadas do Paraná em 2019, pais e responsáveis precisarãoapresentar a carteirinha de vacinação original e uma declaração — emitida pelos postos de saúde, clínicas de vacinação e médicos pediatras, comprovando que o aluno está em dia com as vacinas.

A medida visa conter as baixas nas taxas de imunização em todo o país, que contribuíram para o retorno de doenças consideradas erradicadas, como o sarampo. Na última atualização do Ministério da Saúde, publicada no dia 23 de novembro, foram confirmados 9.898 casos da doença no Brasil do início do ano até agora.

Gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde:

BCG;
Hepatite B;
Hepatite A;
Tríplice bacteriana (DTPw);
Influenza;
Poliomielite;
Rotavírus;
Pneumocócicas conjugadas;
Meningocócicas conjugadas;
Febre amarela;
Tríplice viral;
Varicela;
HPV.

Terminam na sexta as rematrículas na rede estadual

Dia 26/11/2018

Terminam nesta sexta-feira (30) as rematrículas na rede estadual de ensino do Paraná. Pais ou responsáveis por estudantes já matriculados e que vão ingressar no 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ou 2ª ou 3ª série do ensino médio, devem ir até a escola assinar a rematrícula até esta data.

A estimativa é que 680 mil estudantes sejam rematriculados para o ano letivo de 2019. São cerca de 420 mil que permanecem no ensino fundamental e 260 mil no ensino médio da rede estadual.

É obrigatório levar original e cópia de fatura recente da concessionária de energia elétrica; RG do aluno maior de 16 anos; e, no caso de menores de 18 anos, a Declaração de Vacinação.

MATRÍCULAS

Em dezembro, entre os dias 3 a 7, será a vez dos pais ou responsáveis confirmarem a vaga de estudantes que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental, ou na 1ª série do ensino médio. Estas são chamadas matrículas iniciais, e marcam o ingresso do estudante na rede estadual, no caso do ensino fundamental, ou seu ingresso em uma nova etapa da educação básica, no caso do ensino médio.

126 mil alunos vão sair das redes municipais de ensino e devem ingressar na rede estadual em 2019, enquanto 127 mil concluem o ensino fundamental em escolas estaduais este ano e vão para o ensino médio no ano que vem.

Para estudantes que estão vindo de outro país ou de outro Estado, trocando de cidade, deixando a rede privada para ingressar na rede estadual, ou que apenas desejam mudar de escola, os pais ou responsáveis legais devem ir diretamente até a instituição de ensino em que estão interessados a partir de 10 de dezembro, para inscrição no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE).

O chamamento para matrícula dos alunos que aguardam vaga e estão cadastrados no CEVE começa em janeiro, e é feito de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Estado da Educação, mas com ordem de prioridade própria para cada escola. Caso não haja vagas disponíveis no local, os estudantes são direcionados para a unidade mais próxima com possibilidade para atendê-los.

VACINAÇÃO

A Declaração de Vacinação passou a ser exigida este ano, após aprovação da Lei Estadual 19.534. A falta desta declaração não impossibilita a rematrícula, mas os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em um prazo máximo de 30 dias, caso contrário a escola é obrigada a comunicar a situação ao Conselho Tutelar.

Este documento pode ser emitido por profissionais de saúde da rede pública ou privada, e atesta que o estudante está com todas as suas vacinas em dia.

IFPR divulga lista de aprovados

Dia 22/11/2018

O IFPR – Instituto Federal do Paraná, campus de Quedas do Iguaçu, divulgou a lista de aprovados no Processo Seletivo da instituição 2018/2019. Os aprovados são para o curso de Técnico em Informática, os mesmos devem fazer o processo de matrícula entre os dias 26 à 30 de novembro na sede do campus avançado de Quedas do Iguaçu.

Educação divulga calendário escolar da rede estadual

Dia 01/11/2018

O ano letivo de 2019 começa no dia 14 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná. Os 100 mil profissionais das escolas retornam um pouco antes para participar da Semana Pedagógica nos dias 7, 8, 11 e 12 de fevereiro.

Estão previstos ao longo do ano dois dias de planejamento e outros dois de formação para todos os servidores da Educação. O primeiro semestre termina no dia 12 de julho, e as aulas do segundo semestre começam no dia 29 do mesmo mês, totalizando duas semanas de férias para os estudantes no meio do ano. O último dia de aula será 19 de dezembro, uma quarta-feira.

FERIADOS

Os Núcleos Regionais de Educação farão adaptações necessárias nos calendários das escolas devido a feriados municipais e situações pontuais, e homologarão os calendários.

Os calendários escolares deverão estar fundamentados na Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e em conformidade com as normas específicas para cada ensino/curso.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1

1

1
1

1
1

1

1

1

1

1