/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1


1

1

1

1

1

1

1


1

1

1

1

1


1

1


 









Política

Pequenos agricultores de Espigão são beneficiados com novas moradias

Dia 30/08/2016

Vinte e três famílias de pequenos agricultores de Espigão Alto do Iguaçu assinaram esta semana os contratos do programa PNHR, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida. A reunião foi realizada em uma das salas do novo prédio do CRAS daquela cidade e marcou um passo importante   para o início de mais casas rurais que serão construídas, além das 70 já entregues.

Além das 23 famílias de agricultores, participaram do ato de assinatura dos contratos, o prefeito municipal, José Nilson Zgoda, os representantes do escritório da COHAPAR de Francisco Beltrão, Engenheiro da EMATER e o responsável pela juntada de documentos e seleção das famílias e o proprietário da loja de materiais de construção de Nova Laranjeiras, que irá construir as casas por empreitada global e entregar a chave na mão do pequeno agricultor.

As moradias terão cerca de 46 metros quadrados de área construída e o beneficiário oferece uma contrapartida que no caso corresponde a pouco mais de 7 mil reais , que poderão ser pagos em até 20 vezes.

Quedas tem 104 candidatos à vereador

Dia 18/08/2016

Os 23.813 eleitores de Quedas do Iguaçu poderão escolher entre 104 candidatos para representar o município nas 13 cadeiras para vereador na Câmara Municipal. Os nomes foram protocolados no Fórum Eleitoral quedense.

Os candidatos estão sendo avaliados pela Justiça Eleitoral para determinar se atendem as exigências da legislação e aos critérios da lei da ficha limpa. Somente após este julgamento é que as candidaturas serão consideradas aptas.

Candidatos a vereador em Quedas do Iguaçu:

ADILSON DOS SANTOS;
ADOLFO SANTINI - VÉIO PEPE;
ADRIANO LIMA;
ADRIELY MOREIRA;
PROFESSORA KIKA;
ALECIO DUARTE;
ALEX DOUGLAS TIOSSO DA  ITAJAY;
ALEXANDRE JURASKI;
ARMINDO OSSOWSKI – CEBOLINHA;
ANAIR PEREIRA - ASSISTENTE SOCIAL;
ANDRE LANZANA;
ANILTÃO MAIER;
CABO ANTONIO FALKEMBACK;
TONINHO LANCHES;
MARCO ANTONIO DA RÁDIO;
MARI DA ONG;
MARLENE DRZINDZIK;
MAURINHO;
DICÃO;
MIRIAM;
MODESTO;
CAVAZOTTO;
JOSMAR MAKOSKI;
BIRA DE FREITAS;
JOÃO CARLOS;
SIDÃO;
JULIANO SAÚDE;
JUSSARA SIMÕES;
LALAU;
MARCIA;
ADÃO PROFESSOR;
ADEMIR BARBOSA – NEGO;
ADELSIO - MOTORISTA DA SAÚDE;
ADILSON DA EDUCAÇÃO;
ADILSON POLEZE;
PROFESSOR  OSNY;
PABLÃO;
PAULA REVERS;
PAULO RENATO DA SILVA;
SERGINHO DO LUZITANI;
RAFAEL FAUSTINO;
RAFAEL ENFERMEIRO;
RENATO TURETA;
NELCI GANZALLA;
NEUZA  JACUBOSKI;
NICOLAS  DUTRA;
NILSE;
NOELI HAITO;
ODILA BARBOSA;
LEANDRO DA SAÚDE;
GALINHO;
FERNANDO AMARAL;
BRUNO MOTA;
GIMAR DE CAMPOS – BOIADEIRO;
GILMAR MUDO;
GILVANE PAPAGAIO;
HELINTON PIMENTEL;
IRENE;
CARLINHOS PAIN;
SANTA FÉ;
CASSIANE CZARNESKI;
CLAUDELEI LIMA – CACHORRO;
DANIELY;
DILAIR;
DILSON KOZAK;
NEGO – PREFEITURA;
BOCÃO;
PAPAI NOEL;
JEAN LUCAS POTULSKI;
JEAN;
JOANA MERLAK;
GALO;
PROFESSORA JOCE;
ZEQUINHA SERRARIA;
VALMOR MARTINS;
GANZALA - MOTORISTA DA SAÚDE;
IVA GABARDO;
IVAR ANTONIO;
IVETE DOS SANTOS;
IVO POTULSKI;
IVONE CAMARGO;
IZIDORO DOS ORGANICOS;
JANETE - AGENTE COMUNITÁRIA;
JAQUE MONTEIRO;
TEREZINHA TASCA;
TOMAZ DE MELO;
CANJA VALDECIR MATIAS;
TIU VALDEMAR;
VALDEREZ QUERLE;
VALMIR;
KUKA LEGAL;
RODOLFO  REVERS;
SANDRA MARA;
SANDRA SIGNORI;
SEBASTIÃO QUADROS;
SILVANO RIBEIRO;
SUSANA;
TELMO SOARES;
TOICINHO PIEPO;
VERONICA OPENKOSKI;
MORENO;
VILSON DE FRANÇA;
VILSINHO.

Campanha eleitoral irá agitar a cidade

Dia 17/08/2016

A partir do dia 16 de agosto os candidatos a prefeito, vice e a vereador iniciaram a campanha eleitoral em busca do voto do eleitor. Com isso, os candidatos já podem sair às ruas para distribuir os famosos santinhos, promover carreatas e propagar as suas propostas a fim de conquistar o voto do eleitorado.

No dia 15 foi o último dia para os partidos e as coligações apresentarem os requerimentos à Justiça Eleitoral com os registros dos candidatos que vão disputar o pleito municipal deste ano. Em Quedas do Iguaçu quatro candidatos disputam a sucessão do prefeito Jacaré. De acordo com o calendário eleitoral do TSE, dia 23 de agosto é o último prazo para os partidos, coligações e o Ministério Público realizarem os pedidos de impugnações de candidaturas.

O eleitor também pode pedir a impugnação de candidatos.  Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão começa dia 26 de agosto e termina no dia 29 de setembro, com a duração de dez minutos para todos os candidatos a prefeito e dezenas de inserções durante a programação.

A partir de agora os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, também poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha, data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet.

Dia 18 de agosto é o último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

Prazo para registro de candidatura encerra no dia 15 de agosto

Dia 15/08/2016

Os partidos e as coligações que ainda não fizeram os registros dos candidatos a prefeito, vice e vereador na Justiça Eleitoral têm até às 19h de segunda-feira, 15, para apresentaram os requerimentos e cumprirem o prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Não é permitido registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo e cada partido ou coligação. Poderá requerer o registro de um candidato a prefeito, com seu respectivo vice. Já para o registro de candidatos a vereador, o limite de solicitação é de até 150% do número de lugares a serem preenchidos na Câmara Municipal, observada a obrigatoriedade do preenchimento mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

O candidato será identificado pelo nome escolhido para constar na urna e pelo número indicado no pedido de registro. O nome terá no máximo 30 caracteres, incluindo os espaços, podendo ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente.

Se houver qualquer erro ou omissão no pedido de registro que possa ser suprido pelo candidato, partido político ou coligação, inclusive no que se refere à inobservância dos percentuais de candidaturas previstos, o juiz eleitoral converterá o julgamento em diligência, para que o vício seja sanado no prazo de 72 horas, contadas da respectiva intimação.

O pedido de registro será indeferido, ainda que não tenha havido impugnação, quando o candidato for inelegível ou não atender a qualquer das condições de elegibilidade.

Partidos e coligações têm até 12 de setembro para fazer o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o período de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição. A propaganda eleitoral gratuita será veiculada entre os dias 26 de agosto até 29 de setembro.

Conheça as seções eleitorais de Quedas do Iguaçu

Dia 10/08/2016

Conheça as seções eleitorais e os locais de votação na comarca de  Quedas do Iguaçu e o quantitativo  de eleitores aptos por seção eleitoral. Espigão Alto do Iguaçu possuí 19 seções, em 12 locais de votação. Quedas do Iguaçu possuí 76 seções, em 33 locais de votação, sendo assim, um total na comarca de 95 seções em 45 locais de votação.

O maior local de votação em Quedas do Iguaçu é o Colégio Estadual Padre Sigismundo, com 5.007 eleitores, que congrega 13 seções eleitorais, seguido do Colégio Estadual José de Anchieta, com 3.383 eleitores, em 9  seções existentes.

A seção eleitoral com o menor número de votantes é a da comunidade Novo Rumo, com apenas 83 votantes, seguido da urna de Salto Osório, com 85 eleitores.

Quantitativo por seção de Quedas:

Fazendinha:  337 votantes;
Linha Alto Bela Vista: 97 votantes;
Barra do Mato Queimado: 156 votantes;
Linha Carlota: 167 votantes;
Linha Guarani:  148 votantes;
Linha Iguaçu: 199 votantes;
Jardim Alegre: 199 votantes;
Linha Mirim: 173 votantes;
Linha Norte: 175 votantes;
Linha Nova Itália: 199 votantes;
Linha Novo Horizonte:  151 votantes;
Linha Novo Rumo: 83 votantes;
Linha Rio Perdido: 201 votantes;
Linha Santa Rosa: 96 votantes;
Linha Tapuí: 321 votantes;
Centro Comunitário Vila Rural: 298 votantes;
Colégio Estadual Chico Mendes: 390 votantes;
Colégio Estadual Olga Benário Prestes (10 de Maio): 241 votantes;
Colégio Estadual Padre Anchieta: 3.383 votantes;
Colégio Estadual Padre Sigismundo: 5.007 votantes;
Escola Estadual Alto Recreio: 3.011 votantes;
Escola Estadual Arnaldo Busato: 1.473 votantes;
Escola Estadual Arnaldo Busato: 1.473 votantes;
Escola Municipal Castelo Branco: 1.519 votantes;
Escola Municipal Cecilia Meireles: 1.515 votantes;
Escola Municipal Independência (Pindorama): 857 votantes;
Escola Municipal Jarbas Passarinho: 199 votantes;
Escola Municipal Julio de Camargo: 212 votantes;
Escola Municipal Julio de Castilho: 1.768 votantes;
Escola Municipal Pedro Alzide Giraldi (Santa Fé): 293 votantes;
Escola Municipal Primavera (Cohapar): 477 votantes;
Escola Municipal Quintino Bocaiúva: 204 votantes;
Escola Municipal Salto Osório: 85 votantes;
Escola  Rural Municipal Janete dos Santos: 179 votantes.

Definidos os candidatos a prefeito, vice e vereadores em Quedas e Espigão

Dia 08/08/2016

As convenções partidárias realizadas durante a sexta feira, 05, definiram os candidatos à prefeito, vice e vereadores em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. Os dois municípios pertencem a 163ª Zona Eleitoral, em Quedas são quatro candidatos a prefeito, são eles, Anderson de Lima pelo PPS, funcionário concursado e ex-secretário de saúde, Vitório Revers pelo PROS, ex-prefeito de Quedas do Iguaçu, Marco Giraldi pelo DEM e ex-vereador, cartorário  e Elcio Jaime pelo PSD, ex-vice prefeito.

Os partidos que realizaram as convenções na sexta-feira terão que protocolar as atas das convenções até às 13h do dia 08 de agosto, no Cartório Eleitoral. O registro das candidaturas deverá ser feito até o dia 15 de agosto.

Na majoritária, a coligação “Renovação com responsabilidade e humildade” lançou os nomes de  Anderson de Lima para prefeito e Natalino Vieira como vice. Na proporcional, a coligação “Quedas em primeiro lugar” vai lançar de 40 a 42 candidatos à vereador.

A coligação “A mudança depende de você”, composta pelos partidos DEM, PV, PSL, PHS e PRP lançou os nomes de Marcos Giraldi à prefeito e Amarildo Luzitani como vice. Na proporcional a coligação “Compromisso com a mudança” deverá lançar 20 candidatos a câmara de vereadores.

A chapa denominada “Confiança e esperança”, composta pelos partidos PSB, PROS, PTB, PMB, PRB, PMN, PEN,  PTN, REDE, PTC, PPL e PT do B lançou os nomes de Vitório Revers candidato à prefeito e Anelso Ubialli candidato a vice. Na proporcional, a chapa de Vitório Revers deverá  lançar 26 candidatos a câmara de vereadores e terá o slogan de “A voz do povo”.

Na outra ala, integrada pelos partidos PSC, PSD, PT, PRTB e PR lançaram os nomes de Elcio Jaime pelo PSD, candidato a prefeito e Claudemir Torrente de Lima do PT candidato a vice. A chapa deverá lançar 26 candidatos a câmara de vereadores.

Espigão Alto do Iguaçu

Na cidade vizinha de Espigão Alto do Iguaçu são três os candidatos à prefeito. A surpresa foi a desistência do prefeito Zé Zgoda de concorrer à reeleição. O ex-prefeito Hilário Chechovski concorre a prefeito pelo PSDB, tendo como vice o vereador Vanderlei Rodhem.

O atual vice-prefeito Joelmir, do PDT e o vice Felix, do PT e o terceiro candidato o Justino Tondelo, do PPS, cujo vice ainda não está definido, pode ser o ex-prefeito Agenor Bertoncelo.

Faltam dois meses para as eleições municipais

Dia 01/08/2016

Estamos há pouco mais de dois meses das eleições municipais de outubro, na quarta-feira, dia 03, é o último dia para o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral requerer a segunda via do título eleitoral em qualquer cartório eleitoral, esclarecendo se vai recebê-la na sua zona eleitoral ou naquela em que a requereu.

Já na sexta-feira, dia 05, é o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice e para vereador.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1


1
1

1

1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1