/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1


1

1

1

1

1

1

1


1

1

1

1

1


1

1


 









Política

Beto Richa será investigado

Dia 02/02/2016

Por ter sido citado durante as investigações da Operação Publicano, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), se tornou alvo de um inquérito aberto no último dia 21 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na prática, significa que o tucano será investigado em Brasília pelo caso Publicano – que investiga um esquema de corrupção na Receita Estadual do Paraná.

Dependendo do resultado da investigação, a PGR pode pedir o arquivamento do inquérito, se entender que não há indícios da participação do governador no caso, ou oferecer denúncia contra o tucano. Em uma eventual denúncia, o STJ ainda analisa acolhimento ou não.

Como o caso corre sob sigilo, a reportagem não obteve detalhes sobre o inquérito no STJ. A PGR se limitou a informar que o inquérito foi aberto. Mas o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, principal delator da Operação Publicano, deflagrada no início do ano passado, afirmou em depoimento prestado ao Ministério Público de Londrina que o esquema de propina montado na Receita Estadual serviu também para abastecer a campanha do governador nas eleições de 2014.

Souza disse que pelo menos sete delegacias regionais da Receita Estadual – em Curitiba, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa – arrecadaram um total de R$ 4,3 milhões para a reeleição do tucano, em 2014.

O fiscal está preso, mas, devido ao acordo de colaboração premiada já homologado, deve deixar a cadeia em meados deste ano.

O esquema, ainda segundo o delator, era conduzido pelo auditor fiscal Márcio de Albuquerque Lima, que atuou como delegado regional da Receita em Londrina entre janeiro de 2011 e junho de 2014 e que depois se tornou inspetor-geral de Fiscalização da Receita, em Curitiba. Segundo o delator, Lima seguiria as orientações de Luiz Abi Antoun, parente do governador e considerado uma espécie de “eminência parda” no governo tucano.

As defesas de Lima e de Luiz Abi não têm falado com a imprensa. O governador e o diretório estadual do PSDB já negaram qualquer irregularidade na campanha eleitoral.

A Operação Publicano já rendeu seis ações penais contra mais de 200 pessoas, entre auditores fiscais, empresários, advogados, contadores, parentes de fiscais. A maioria dos processos tramita na 3.ª Vara Criminal de Londrina. O trâmite de uma das ações penais – referente à Operação Publicano II – permanece suspenso, por determinação do Tribunal de Justiça do Paraná.

Beto Richa não se pronuncia

Por meio de sua assessoria de imprensa, o governador Beto Richa afirmou à reportagem que desconhece o inquérito e que aguardará a manifestação do Judiciário para se pronunciar sobre a investigação envolvendo seu nome. Anteriormente, Richa e o PSDB haviam negado que dinheiro do esquema na Receita Estadual tenha abastecido a campanha do governador.

Fonte: PRon

Quedas pode chegar aos 24 mil eleitores

Dia 19/01/2016

Até o dia 18 de janeiro, Quedas do Iguaçu possuía 23.725 eleitores, com 77 seções eleitorais. Esse número de sessões eleitorais pode ser reduzido, uma vez que a Justiça Eleitoral, através da Juíza Doutora Paula Magalhães está conversando com os presidentes dos partidos políticos para agregar algumas sessões eleitorais onde existem poucos votantes.

Entende  a doutora que a redução teria repercussão no custo da eleição, na simplificação da logística e na redução dos recursos humanos e materiais envolvidos.

Em Espigão Alto do Iguaçu são 4.305 eleitores, em 23 sessões eleitorais. Para os que ainda não tem o título eleitoral e pretende votar nas eleições municipais de 2016, precisa se dirigir ao cartório eleitoral. Em ano eleitoral só é possível solicitar o título até 151 dias antes da eleição, que em 2016 será até o dia 4 de maio. O pedido deve ser feito pessoalmente e não pode ser realizado por procuração.

O alistamento eleitoral, ou seja, o titulo de eleitor é facultativo para maiores de 16 e menores de 18 anos ou para maiores de 70 anos e analfabetos.

Espigão Alto renova sua frota de veículos


Prefeito de Espigão, Zé Zgoda

Dia 18/01/2016

No dia 16 de janeiro pela manhã, o prefeito de Espigão Alto do Iguaçu, Zé Zgoda, reuniu em frente  a prefeitura municipal,  os vereadores, secretários e funcionários  para registrar a frota de veículos adquirida nesta atual gestão municipal, com destaque para duas vans que foram  adquiridas para o  transporte de pacientes para Cascavel e Curitiba.

Prefeitura de Espigão realiza leilão

Dia 12/01/2016

A Prefeitura Municipal da cidade vizinha de Espigão Alto do Iguaçu estará realizando no dia 13 de janeiro, no pátio de máquinas do poder executivo municipal. Será leiloados vários veículos e máquinas, entre eles, uma motoniveladora modelo 205, marca Hubber, por 21 mil reais, trator  agrícola da marca Ursus, ano 99, 75 CV, por 5 mil reais.

Fiat Siena, ano/modelo de  fabricação 2011/2012, por 17 mil  reais. Serão no total  9 veículos e máquinas,  desde patrola, micro-ônibus, veículos de passeio, ambulância, trator agrícola, vale o maior lance. O leilão acontece no dia 13 às 09 horas, no Pátio de Máquinas da Prefeitura Municipal.

Campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto

Dia 11/01/2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, no último dia de 2015 as resoluções com o calendário oficial e as regras das eleições municipais deste ano. As normas vão desde o registro e divulgação de pesquisas eleitorais, a limite de gastos a serem observados por candidatos aos cargos de prefeito e vereador; além das orientações sobre propaganda no rádio e nas ruas, e sobre arrecadação e gastos dos recursos e prestação de contas das campanhas.

A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto. A partir daí, candidatos, partidos e coligações podem usar alto-falantes ou amplificadores de som (de 8 às 22 horas), nas sedes das campanhas ou em veículos.

A distribuição de material gráfico, caminhadas, carreata e passeatas poderão ser feitas até o dia 1º de outubro (um dia antes das eleições), até 22 horas. A alteração mais perceptível para o eleitor deve ser o tempo de campanha eleitoral, que caiu de 90 para 45 dias, e a duração do horário eleitoral gratuito, que terá dez dias a menos em rádios e tevês – serão 35, ante os 45 dias anteriores.  A propaganda  começa em 26 de agosto e vai até 29 de setembro; 33  dias de campanha eleitoral;  antes era  45.

Para quem quer tentar um cargo a prefeito ou vereador, os prazos para filiação a um partido foram reduzidos de 12 para seis meses antes do pleito. Os prazos para convenções partidárias também ficaram mais próximos da data da eleição, devendo ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, e o registro dos candidatos pelas legendas ou coligações foi prorrogado até 15 de agosto – antes, era 5 de julho.

O Tribunal Superior Eleitoral tem até 5 de março para publicar todas as instruções relativas às eleições 2016. A íntegra de todas as regras divulgadas até o momento está disponível no site do órgão.

Agência do INSS em Quedas será inaugurada em março

Dia 08/01/2016

Após mais de um ano a sede própria do INSS em Quedas do Iguaçu tem a data de inauguração. O comunicado da inauguração da agência foi feito ao prefeito Jacaré, na quarta-feira durante à tarde, através de um telefonema  dado pela  Gerente Executiva do INSS de  Ponta  Grossa.

A informação é que a agência será inaugurada entre os dias 14 e 18 de março entrando em funcionamento imediatamente, com todos os serviços e benefícios oferecidos pela Previdência Social, tais como aposentadorias por idade e invalidez, perícias médicas, auxílio doença, acidente de trabalho, entre outros.

A prefeitura doou o terreno, realizou a terraplenagem e a obra foi executada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A área fica próxima à UBS do Bairro Bom Pastor.

Campanha eleitoral começa em nove meses

Dia 05/01/2016

A  partir de agora, os partidos políticos vão aumentar as conversas sobre possíveis candidaturas e alianças para a Prefeitura Municipal de Quedas Do Iguaçu. Pelo menos informalmente são cinco nome interessados em assumir o executivo municipal nas eleições municipais de 2016.

As novas regras eleitorais aprovadas pelo TSE serão testadas pela primeira vez nas eleições municipais do dia 2 de outubro de 2016, quando os eleitores brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os candidatos serão uma espécie de cobaias dessas medidas, que devem resultar na diminuição de custos de campanha e maior transparência no processo eleitoral além de alterações no calendário eleitoral.

Pesquisa eleitoral

Desde o dia 1º de janeiro, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições ou candidatos, para conhecimento público, serão obrigadas a informar cada pesquisa no Juízo Eleitoral que compete fazer o registro dos candidatos.

Filiação partidária

Aos interessados em disputar as eleições do ano que vem, os mesmos precisam se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, no caso, até seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Propaganda eleitoral

Houve redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, em primeiro turno.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 

z1

1
1

1

1

1
1

1

1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1

aa
Mais canais: Facebook - Google - Detran PR - Empregos & Negócios - Fale com o Iguaçu Notícias - Utilidades - Expediente - Tempo - Denuncie Aqui
Vendas on-line
- Busca no Site - Guia - Lista Telefônica - Rádio 92,5 FM - Regional