/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1


1

1

1

1

1

1

1


1

1

1

1

1


1

1


 









Política

Faltando poucos dias para as eleições orientações são repassadas

Dia 28/09/2016

No Paraná,  de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). São mais de 29 mil candidatos a vereador e quase 1,1 mil candidatos a prefeito no Paraná. Segundo o TRE-PR, apenas cinco cidades podem ter o segundo turno no estado, que será realizado no dia 30 de outubro. São elas: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Documento para votar

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da eleição. No entanto, é preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Justificativa do voto

O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima.

Hoje os funcionários dos correios iniciam a distribuição das urnas eletrônicas - os equipamentos ficarão lacrados em caixas até sábado, quando será realizada a última etapa de testes, com a presença do presidente da seção eleitoral.

Durante todo o dia das eleições, a Polícia Militar estará presente nos 5.044 locais de votação, nos 399 municípios paranaenses, com o objetivo de garantir e preservar a segurança pública no território paranaense nas eleições.

De acordo com a Lei Seca é proibida a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas em todo o Paraná neste domingo, no período compreendido entre as seis horas da manhã às seis horas das tarde. As pessoas que forem flagradas vendendo, comprando ou consumindo bebidas alcoólicas serão conduzidas pela polícia à delegacia.

Eleitores podem fazer denúncias por celular

Dia 26/09/2016

De olho na conectividade cada vez maior dos brasileiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu 11 aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano. Com os apps, é possível acompanhar o resultado das eleições municipais, fazer denúncias de irregularidades e até participar da verificação do número de votos registrados nas urnas eletrônicas.

“Desde que o processo se tornou informatizado, há 20 anos, o compromisso da Justiça Eleitoral é justamente utilizar os recursos e as funcionalidades que a tecnologia proporciona e evoluir o processo eleitoral na mesma velocidade que evolui a tecnologia”, diz o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformasIOS e Android. Atualmente, existem mais de 196 milhões de acessos em internet móvel no país, incluindo 3G e 4G.

Uma das principais apostas do TSE para este ano é o aplicativo Pardal, que permite que os eleitores façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios. Por exemplo, se um eleitor encontrar um outdoor de um candidato na rua, que é proibido, pode tirar uma foto e mandar pelo aplicativo, que automaticamente envia a denúncia para análise do Ministério Público Eleitoral. Também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. Confira aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos.

Desde sábado candidatos não podem ser presos

Dia 19/09/2016

A não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.

Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.

Nas eleições de 2014, por exemplo, 80 candidatos foram presos somente no domingo de votação, a maior parte pela prática de boca de urna ou transporte irregular de eleitores até a seção eleitoral.

Candidatos de Quedas são indeferidos pela Justiça


Foram indeferidos os registros das candidaturas de Vitório Revers e de Elcio Jaime. Vitório não é mais o candidatado que será substituído por Marlene Revers. Elcio Jaime teve sua candidatura impugnada, mas irá recorrer da decisão e continua na disputa

Dia 13/09/2016

Se comentava sobre o pedido de impugnações contra Vitório Revers, da coligação “Confiança e Esperança” e de Elcio Jaime, da coligação “Juntos Somos Fortes, a Esperança Vai Vender”. Os dois pedidos foram indeferidos pela Justiça Eleitoral de Quedas do Iguaçu, com a publicação das sentenças pela Juiza Eleitoral Doutora Paula Chedid Magalhães.

No dia 12 de Setembro a coligação “Confiança e Esperança” comunicou à Justiça Eleitoral que o candidato Vitório Revers será substituído pela candidata Marlene Revers (PROS). O candidato a vice  continua o empresário Anelso Ubialli (PTB). Já o candidato Elcio Jaime, que teve sua candidatura indeferida no dia 12 de Setembro pela Justiça Eleitoral de Quedas anunciou, através dos representantes de sua coligação que irá recorrer da decisão, e terá três para isso.

Elcio Jaime continua candidato até o julgamento final, ele deverá recorrer ao T.R.E. A Juiza deferiu, procedente as candidaturas de Anderson da Saúde (PPS) e de Marco Giraldi (DEM). O prazo para o julgamento dos registros de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador foi encerrado no dia 12, conforme o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

ACIQI promove reunião com candidatos a prefeito

Dia 12/09/2016

A partir do dia 12 de Setembro de 2016 até o dia 14, a Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu realiza encontro com os candidatos a prefeito de Quedas do Iguaçu. O evento começa no dia 12 a  partir das 19 horas, na sede da ACIQI.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria


Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1


1
1

1

1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1