/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1
1

1

1

1

1


 









Lazer

Coral de Vozes realiza primeiro ensaio

Dia 21/06/2022

Nesta segunda-feira, dia 20, aconteceu no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu o primeiro ensaio do coral de vozes do projeto Arte de Cantar. O grupo de 22 pessoas se reuniu das 19h30min até as 22 horas, horário fixo dos encontros a partir de agora.

De acordo com o professor e maestro Adilson Cavalli, o coral pode chegar até 30 ou 40 pessoas. “A perspectiva é que a comunidade acolha o projeto e que venham mais componentes. O objetivo aqui é também que as pessoas que possam participar do coral tenham um momento de prazer e lazer com o canto”, afirma.

Segundo ele, o canto traz muitos benefícios para a saúde. “Já tive relatos em outros coros que participei de, por exemplo, pessoas que eram fumantes, deixar de fumar. A ideia é que traga o bem estar, o prazer, a vontade de estar unidos, de fazer amigos aqui dentro”, comenta.

A aposentada Maria Preschlack Rosentalski já havia participado de outros corais e não pensou duas vezes quando abriram as vagas do projeto Arte de Cantar. “Achei muito legal esse primeiro ensaio, começamos muito bem. Estou muito feliz”, comentou.

Lançamento Oficial

O lançamento oficial do projeto deve acontecer no dia 29 de junho (quarta-feira) às 19h30min, no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu.

O projeto é realizado através do Fundo Municipal do Idoso, com patrocínio da Engie Brasil Energia e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Inscrições

Interessados em participar do grupo podem fazer inscrição diretamente com o professor Adilson pelo whatsapp (46) 99973-9028 ou (46) 99978-1634.

Colaboração Texto/Fotos: Noronha Comunicação / Assessoria de Imprensa

Fundo do Idoso contempla projeto

Dia 07/06/2022

O projeto Arte de Cantar, realizado pelo Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, está com inscrições abertas para pessoas acima de 60 anos que queiram participar do novo Coral de Vozes do município.

Conforme o gestor da instituição, Eradi Dutra, o projeto irá ofertar oficinas de canto para um grupo de 30 pessoas idosas residentes no município. “Através de um maestro e de um professor de música, esse grupo irá aprender a arte de cantar, visando à formação de um coral de vozes”, explica.

O objetivo do projeto, segundo o gestor, é contribuir para a inclusão social do idoso através da arte da música “possibilitando o exercício da cidadania, levando entretenimento e oportunidade de aprendizagem”.

A princípio o projeto tem duração de dois anos, mas, para o maestro do novo coral, Adilson Cavalli, a expectativa é que tenha continuidade com o acolhimento da comunidade.

“A Arte de Cantar é uma ideia louvável, porque o município precisa muito disso nessa parte da cultura, principalmente a pessoa idosa. A música e o canto fazem a pessoa ficar mais alegre, aliviar o stress, e até mesmo combater a depressão”, conta.

Segundo o maestro, os ensaios devem iniciar no dia 13 de junho, às 19 horas, no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu. As oficinas também contarão com apoio de instrumentos musicais como o violão, viola e acordeon.

O projeto realizado pelo Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu tem patrocínio da Engie Brasil Energia e conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Inscrições podem ser feitas com o próprio professor através do whatsapp (46) 99973-9028 ou (46) 99978-1634.

Divulgação: Noronha Comunicação / Assessoria de Imprensa

Feira Livre foi um sucesso

Dia 24/05/2022

A primeira Feira Livre realizada pelo Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, no sábado, dia 21, superou todas as expectativas, tanto para quem estava expondo como para quem visitou o evento. Desde as 8h da manhã até às 14 horas o local manteve-se movimentado. 

Quem visitou o local encontrou diversas opções de artesanatos, comidas caseiras, plantas, livros e brechós e se surpreendeu com a qualidade dos produtos produzidos na cidade. "Que feira mais linda, eu nunca tinha visto algo assim aqui em Quedas", comentou a aposentada Custódia Alexandre, de 82 anos. 

Antes das 14 horas alguns expositores já tinham, inclusive, vendido todos os seus produtos. " Obrigada, agradeço pela oportunidade, era meu sonho viver do meu artesanato, esse ano tomei essa decisão e já tive essa oportunidade maravilhosa", comentou a artesã Lenir Faustino. 

O Gestor do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, Eradi Dutra, após tantos elogios e agradecimentos pela iniciativa e realização da primeira Feira Livre estendeu seus agradecimentos a todos que contribuíram para que o evento acontecesse como foi. 

Ainda não está confirmada a data para a próxima feira, mas existe a possibilidade de fixar a data a todos os segundos sábados do mês. A expectativa é que em junho já se dê continuidade às próximas edições. Confira fotos e vídeos do evento no Facebook Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu e Instagram @centrodeculturaqi.

Colaboração Texto e Fotos: Noronha Comunicação / Assessoria de Imprensa

CineQuedas comemora 7 anos com novo filme do Batman

Dia 12/05/2022

No dia 14 de maio o CineQuedas comemora 7 anos de projeto em Quedas do Iguaçu, e para celebrar a data haverá uma sessão especial com um novo título em cartaz: “O Batman”. O filme é mais um longa da franquia do herói de Gotham, que desta vez é interpretado por Robert Pattinson (protagonista conhecido da série Crespúsculo).

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Rafael Pereira Lino, em sete anos foram mais de 100 filmes exibidos. “Foram 7 anos de muitas realizações, pois esse projeto foi algo que queríamos muito pro Centro de Cultura, e Graças ao nosso gestor, o seu Eradi, isso foi possível”, comentou.

Para Silvane Perotoni, também idealizadora, o projeto CineQuedas foi a realização de um sonho. “Queríamos trazer para nossa cidade o cinema, onde as famílias pudessem ter esse momento em família, assistindo um filme, comendo uma pipoca. Algo diferente, já que aqui não tem muitas coisas pra se fazer em família e com os amigos nos finais de semana”, contou.

A disponibilidade do local e a ajuda da gestão do Centro Cultural, segundo ela, foi o que viabilizou o evento com ingressos a um preço acessível a todos. “Nossa expectativa é a sessão lotada. Mas só pelo fato de podermos comemorar 7 anos já é algo importante para nós, independente de público”, finaliza.

A exibição começa pontualmente, às 20 horas, do sábado, dia 14. O valor dos ingressos é de R$10,00 e podem ser adquiridos na hora. No local também há pipoca e refrigerantes para deixar a sessão ainda mais gostosa.

O CineQuedas é um projeto viabilizado pelo Centro de Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Engie.

Sinópse do Filme: The Batman

Batman segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos da sombria cidade. Com apenas alguns aliados de confiança - Alfred Pennyworth (Andy Serkis) e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) - entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes do distrito, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos. Durante uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo a si mesmo e Gordon em um jogo de gato e rato, ao investigar uma série de maquinações sádicas em uma trilha de pistas enigmáticas estabelecida pelo vilão Charada. Quando o trabalho acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco a própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne, as evidências começam a chegar mais perto de casa, precisando, Batman, forjar novos relacionamentos, para assim desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola Gotham City.

Ação, policial e suspense - Não recomendado para menores de 14 anos

Colaboração: Noronha Comunicação / Assessoria de Imprensa

CineQuedas movimenta Centro de Cultura no fim de semana

Dia 12/04/2022

O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu esteve movimentado neste fim de semana com as sessões de filmes do projeto CineQuedas que exibiu três títulos com gêneros diferentes para o público infantil, juvenil e adulto.

Todas as sessões contaram com público considerável. No sábado à noite pelo menos 150 pessoas estiveram na sessão do filme Pânico Mas, o recorde de público foi na noite deste domingo, dia 10, com o filme “Homem Aranha - Sem Volta Pra Casa” com mais de 300 pessoas, atingindo a lotação máxima do auditório do Centro de Cultura.

O CineQuedas é um projeto viabilizado pelo Centro de Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Engie. Ainda não há data definida para a próxima exibição, mas a expectativa é que ocorra até fim de maio.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa / Noronha Comunicação

Centro Cultural terá CineQuedas


Três sessões com filmes diferentes para todas as idades acontecem no sábado e domingo

Dia 05/04/2022

Para quem ama cinema, neste próximo final de semana, dias 9 e 10, haverá exibição de três filmes no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu através do projeto CineQuedas. Estão em cartaz na telona quedense os filmes Pânico, Homem Aranha e Turma da Mônica.

O CineQuedas é um projeto viabilizado pelo Centro de Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Engie. Quem idealizou a iniciativa, que completa 7 anos agora em maio, foram os cinéfilos Rafael Pereira Lino e Silvane Perotoni. “Demorou em torno de um ano para sair o projeto com a licença para exibir os filmes. E desde então a gente exibe quase todos os meses”, conta Rafael.

Segundo ele, o projeto cobre a licença de exibição de filmes de quase todas as distribuidoras. Entre elas estão as mais famosas Warner Bros, Buena Vista International, Lions Gate e PlayArte. “Depois eu o filme sai dos cinemas, nós escolhemos os títulos que possam agradar a todos os públicos para exibir”, explica Silvane.

O valor do ingresso é de R$10,00 e pode ser adquirido no dia, onde também estará sendo comercializado pipoca e refrigerante. 

Confira os filmes, trailers, sinopses e horários:

Pânico - É sempre alguém perto de você (2022)

Sábado, dia 9, às 20 horas. 

Sinopse: Pânico é a quinta parte da franquia clássica de terror iniciada nos anos 90, sendo uma sequência direta dos acontecimentos do filme de 2011, que mostrará uma mulher voltando para sua cidade natal e tentando descobrir quem está cometendo os atuais crimes cruéis, vinte e cinco anos depois que uma série de assassinatos brutais chocou a pacata cidade de Woodsboro, na Califórnia. Agora um novo assassino veste a máscara do Ghostface e começa a mirar em um grupo de adolescentes, o que será capaz de ressuscitar segredos do passado mortal da cidade, além de reacender traumas nos sobreviventes, que, novamente, precisaram enfrentar essa ameaça obscura e violenta. 

Terror, suspense. Não recomendado para menores de 16 anos.

Turma da Mônica - Lições (2021)

Domingo, dia 10, às 17 horas

Sinopse: Em Turma da Mônica - Lições, Mônica (Giulia Benitte) é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo formado por ela, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). A decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em suas responsalibidades. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças, e decidem tomar uma medida drástica: fugir. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade. O longa é uma sequência do filme Laços.

Aventura, comédia, família. Classificação Livre.

Homem Aranha - Sem Volta Para Casa (2021)

Domingo, dia 10, às 20 horas.

Sinopse:

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades como herói.

Ação, Aventura, Fantasia. Não recomendado para menores de 12 anos.

Texto: Assessoria de Imprensa/ Noronha Comunicação

Espetáculo de dança aborda importância da sustentabilidade e do consumo consciente


Apresentação e oficinas acontecem no Centro de Cultura Quedas do Iguaçu. A entrada é gratuita

Dia 22/03/2022

O Centro de Cultura Quedas do Iguaçu recebe, nesta sexta (25), o espetáculo (In)Sustentável. Concebido pela Cia MalbArt, de Curitiba, a obra de dança contemporânea aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais. O projeto ainda irá oferecer duas oficinas de dança. A apresentação, assim como a participação nas oficinas, é gratuita.

O projeto oferece acessibilidade por meio de audiodescrição do espetáculo. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o público com tradução em libras. A peça de dança contemporânea está em circulação pelo interior do Paraná e já passou por Castro e União da Vitória. As próximas paradas são Marialva, Ibiporã, Jacarezinho e Palotina.

(In)Sustentável aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais.  O bailarino Patrich Lorenzetti destaca que se trata de um tema pertinente e necessário, que precisa ser cada vez mais difundido. “A criação se deu a partir do incômodo que temos diante do descaso do poder público com a educação e incentivo da população em se responsabilizar por sua produção de lixo. O consumo excessivo e o descarte incorreto são coisas que precisam ser repensadas”, conta.

A peça foi pensada com a intenção de abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Através da dança contemporânea, são apresentados movimentos que contextualizam – por meio das respirações e ações viscerais – a luta dos animais que nascem em meio a uma nova realidade, cercados de lixo plástico que os deforma, intoxica e mata.

“Para a criação dos movimentos, partimos da nossa necessidade primordial que é a de respirar. Nos imaginamos no lugar dos animais que sufocam com lixo, que se engasgam, que morrem por inanição, e criamos movimentos que partem da nossa necessidade de respirar um ar limpo e puro”, aponta Patrich.

*Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

Oficinas

O projeto irá oferecer duas oficinas em cada cidade visitada. Não é preciso inscrição prévia. A oficina para não-bailarinos visa propiciar ao público participante uma maior consciência corporal, instruindo práticas de respiração e de coordenação motora que podem ser inseridos no dia-a-dia, elevando assim a sua qualidade de vida. Duração: 2 horas, 30 vagas.

Já no workshop de dança contemporânea voltado para bailarinos, será compartilhado o processo usado na criação do espetáculo (In)Sustentável, direcionando-os na criação de movimentos que iniciam se da respiração, gerando sequências coreográficas. Duração: 2 horas, 30 vagas.

Incentivo: Copel

MalbArt

A Companhia MalbArt foi criada por Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti em 2018 e surgiu a partir de necessidades artísticas e inquietações sentidas pelos artistas. Desta forma começou a aflorar o desejo de dar voz a problemáticas e situações do cotidiano humano em forma de movimento. Com isso, lançaram-se em suas ideias e começaram sua trajetória como coreógrafos, abordando através de um novo olhar, temas presentes no dia-a-dia, buscando proporcionar novas perspectivas.

Ficha técnica:

Intérpretes criadores: Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti
Ensaiadores: Suzana Bins, Erickson Oliveira e Cíntia Napoli
Cenografia: Drê Carvalho e Ricardo Leivas
Iluminação: Luis Coelho
Adaptação e operação de luz: Gabriela Valcanaia
Figurinos: H-AL e Luan Valotto
Design gráfico: Marcela Pinho
Fotografias: Marcielle Monize e Cayo Vieira
Registro de vídeo: Rogério de Pinho e Nó Movimento em rede
Trilha sonora: Vinícius Lordelos
Produção: Bia Reiner
Assessoria de imprensa: Paula Melech

Serviço:

Apresentação (In)Sustentável

Dia 25 de março, às 20h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Av. Tarumã, 1880
Entrada Gratuita

Oficinas:

Workshop para "não bailarinos"

Dia 25 de março, às 9h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Av. Tarumã, 1880

Visando propiciar ao público participante uma maior consciência corporal, instruindo práticas de respiração e de coordenação motora que podem ser inseridos no dia-a-dia, elevando assim a sua qualidade de vida.
Duração: 2 horas
Vagas: 30

Workshop de dança contemporânea voltado para bailarinos

Dia 26 de março, às 9h
Centro de Cultura Quedas do Iguaçu
Av. Tarumã, 1880

Será compartilhando o processo usado na criação do espetáculo (In)Sustentável, direcionando-os na criação de movimentos que iniciam se da respiração, gerando sequências coreográficas.

Duração: 02 horas
Vagas: 30

MP pede na justiça o cancelamento de shows na Expobel

Dia 08/03/2022

O Ministério Público do Paraná, através do Promotor de Justiça Hugo Napole Leone Cunha, encaminhou ao Poder Judiciário nesta segunda-feira (07), uma Ação Civil Pública, pedindo a vedação da realização de shows na Expobel 2022, alegando entre outros tantos itens a não observância e fiscalização do uso de máscara durante o evento de shows, aglomeração de pessoas sem respeitar o distanciamento.

Na petição o promotor de justiça anexou foto de shows realizados onde mostra grande aglomeração de pessoas no ambiente dos shows, onde a maioria absoluta das pessoas presentes não faz o uso de máscaras nem respeita o distanciamento, apesar de ser anunciado que teria fiscalização total durante o evento.

A Ação Civil Pública é movida contra o Estado do Paraná, Município de Francisco Beltrão e ACEFB entidade organizadora do evento e pede cancelamento imediato dos shows, sem citar a continuidade do evento feira. O juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Francisco Beltrão – Paraná concedeu o prazo de 24 horas para os réus se manifestarem a cerca do pedido formulado pelo Ministério Público. Após a decisão a manifestação dos réus o pedido do Ministério Público será decidido pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Francisco Beltrão – Paraná, via PP News

Nova empresa vai operar o ferry boat em Guaratuba

Dia 10/02/2022

Uma nova empresa será responsável pela operação do ferry boat de Guaratuba, no Litoral, a partir da 0h01 de quinta-feira (10). O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti, anunciou o contrato de caducidade com a atual concessionária que opera a travessia.

A empresa Internacional Marítima, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, na Bahia, e já tem mais de 30 anos de mercado, deve atender o local de forma emergencial por seis meses, até ser aberta uma nova licitação.

“Vai ser uma operação emergencial porque vínhamos tentando que a concessionária que está lá cumprisse tudo o que estava no edital para o qual ela foi contratada. Após não termos sucesso administrativamente, chegamos à caducidade do contrato. Com isso, à 0h01 entraremos com uma nova empresa, por um período de seis meses”, explicou Furiatti. “Ela vai fazer a operação e também os investimentos necessários para que continue sendo uma travessia segura para os usuários que passam por Guaratuba e Caiobá”.

Confira os feriados e pontos facultativos de 2022

Dia 25/11/2021

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (23) o decreto (9.539/2021) que institui o calendário oficial de 2022. Ele estabelece os feriados e os dias de recesso e ponto facultativo para os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e funcional do Poder Executivo.

São 11 grandes datas: 1º de janeiro (Confraternização Universal, feriado nacional); 28 de fevereiro a 2 de março, às 14h (ponto facultativo); 14 e 15 de abril (ponto facultativo e Paixão de Cristo); 21 e 22 de abril (Tiradentes e ponto facultativo); 1º de maio (Dia do Trabalho); 16 e 17 de junho (Corpus Christi e ponto facultativo); 7 de setembro (Dia da Independência); 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida); 2 de novembro (Finados); 14 e 15 de novembro (ponto facultativo e Proclamação da República); e 25 a 31 de dezembro (Natal e recesso).

Os feriados declarados em leis municipais serão observados pelos responsáveis pelas pelas pastas nas suas respectivas localidades.

Caberá aos titulares dos órgãos do Poder Executivo observar o funcionamento dos serviços essenciais para a população, que não serão interrompidos.

Um dos poucos locais de lazer de Quedas pode deixar de existir

Dia 02/09/2021

Quem nunca acampou, curtiu uma festa ou simplesmente fez aquele churrasco de domingo na Prainha de Quedas do Iguaçu? Por muitos anos foi referência em lazer em toda a região, o Parque Aquático Municipal, que agora pode estar com os dias contados, isso mesmo, de acordo com um projeto de lei do Executivo Municipal, que tramita na Câmara de Vereadores, um dos poucos locais de lazer de Quedas do Iguaçu pode deixar de existir, ou na melhor das hipóteses se transformar em um conjunto residencial privado.

De acordo com o Prefeito Municipal, Elcio Jaime, a prainha como é conhecida, só gera despesas e por esse motivo deve ser vendida, projeto que ainda deve passar pelo crivo dos vereadores.

Muitos quedenses estão se manifestando nas redes sociais contra a venda da Prainha, visto que a cidade sofre com a falta de locais públicos para lazer.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1
1
1

1
1

1

1

1