/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Lazer

Férias começam a partir da 3ª semana de dezembro

Dia 29/11/2018

Falta menos de um mês para ter início as férias escolares em todo o Paraná. Os estudantes e trabalhadores da rede privada de ensino serão os primeiros a pegarem folga: o ano letivo se encerra no dia 14 de dezembro (sexta-feira).

Já os alunos e funcionários da rede pública entram de férias na semana seguinte. Na rede estadual, as aulas terminam no dia 19 (uma quarta-feira). Já na rede municipal, o ano letivo acabará no dia 21 (sexta-feira).

Nas escolas estaduais, que contam com um milhão de alunos matriculados, os estudantes terão 57 dias de férias, retornando às aulas em 14 de fevereiro. Já os 100 mil profissionais retornam um pouco antes, para participar da Semana Pedagógica nos dias 7, 8, 11 e 12 de fevereiro. O primeiro semestre se encerrará em 12 de julho, e as aulas do segundo semestre começam no dia 29 do mesmo mês, com o ano letivo se encerrando novamente no dia 19 de dezembro (uma quinta-feira).

No município, a data definida para início das atividades dos professores foi dia 12 de fevereiro de 2019. O calendário dos alunos tem início no dia 15 do mesmo mês, com o recesso de meio de ano ocorrendo entre os dias 2 e 22 de julho. O término do ano letivo está previsto para o dia 19 de dezembro para escolas e CMEIs.

Por fim, as instituições privadas de ensino, se entrarão de férias antes, também voltarão mais cedo ao trabalho em 2019, tendo entre 52 e 59 dias de folga entre o final de 2018 e o começo do ano novo. A rede privada tem duas sugestões de calendário.

Fim do ano letivo coincide com início da temporada de verão

A chegada das férias escolares coincide com o início da temporada de verão no Paraná, que neste ano será lançada no dia 21 de dezembro. A temporada 2018/2019 terá 80 dias de duração, terminando apenas no dia 10 de março, depois do início do próximo ano letivo. As datas foram anunciadas ainda em outubro com representantes de órgãos estaduais que terão oferta de serviços e farão o atendimento à população no período. A coordenação ficou a cargo do chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato.

A temporada deste ano terá 24 dias a mais que a última, porque neste ano o Carnaval caiu em fevereiro. Em 2019 o Carnaval será no dia 5 de março. O Litoral do Estado é a região mais visitada pelos veranistas. Em todas as edições da Operação Verão do governo do Estado são entre 2,5 milhões e 3,5 milhões de visitantes no período.

ENGIE premia vencedores do Projeto Transformação

Dia 27/11/2018

Entre os dias 27 e 28 de novembro, a ENGIE Brasil irá divulgar os vencedores do Projeto TransformAção, uma iniciativa para premiar as melhores práticas de sustentabilidade desenvolvidas em escolas dos municípios lindeiros às Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório.

A proposta da Empresa é estimular o protagonismo de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Projeto TransformAção trouxe uma nova abordagem para o nosso programa de visitas às usinas Salto Santiago e Salto Osório”, afirma o gerente das usinas do rio Iguaçu, Marcelo Schultz. “Estamos surpresos positivamente com a procura que tivemos e a qualidade dos projetos inscritos.”

No total, 72 escolas e colégios inscreveram projetos. Os nove finalistas por usina serão apresentados dia 27 no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu que fica localizado na Avenida Tarumã, 1880, das 13h às 16h, e no dia 28 no Centro Comunitário Padre Leopoldo, em Saudade do Iguaçu no mesmo horário.

Durante o evento, os finalistas irão apresentar suas ações para o comitê avaliador e os demais participantes. Após a mostra, serão conhecidos os vencedores.

Quedas do Iguaçu

Ensino Fundamental:

Colégio Estadual José de Anchieta, Projeto “Abraço e Energia é melhor com Poesia!”;

Ensino Médio:

Colégio Estadual do Campo Alto Alegre, Projeto “Preservar a água é esbanjar inteligência”;
Colégio Estadual Arnaldo Busato, Projeto “Da escola para rua: contextos de socialização e interação”.

Pato Branco na rota dos turistas no natal

Dia 22/11/2018

"Nova York, Lapônia, Londres. Em muitos lugares ao redor do globo cidades inteiras se preparam e se enfeitam para receber as comemorações do Natal. São luzes, espetáculos, desfiles e decorações especialmente pensadas para transmitir o chamado “espírito natalino”. Mas não é preciso cruzar os mares ou gastar fortunas em viagens para ver de perto celebrações natalinas dignas de filmes. Aqui mesmo, no Brasil, diversos lugares têm tradição em realizar festas de Natal que, mesmo sem a neve e o frio, não perdem em nada para os gringos."

Gramado e Canela

Quando o assunto é cidades que se preparam para o Natal, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são hors concours. Há 33 anos que Gramado promove o Natal Luz de Gramado. A cidade fica tão iluminada e cheia de magia que o Papai Noel é apenas um detalhe. Apresentações, desfiles e shows pirotécnicos atraem gente de todo o país para a cidade, que já é reconhecida por sua arquitetura e seus pontos turísticos. Este ano a programação começou no dia 25 de outubro e vai até 13 de janeiro de 2019. Além das atrações gratuitas, como a decoração das ruas e do comércio local, há quatro espetáculos para os quais é preciso comprar ingressos. Os preços começam em R$ 140. Ingressos e todas as informações estão disponíveis no site do Natal Luz de Gramado.

A vizinha, Canela, não fica atrás. A cerca de 10 km de Gramado, ali também há toda uma programação voltada para o feriado. O “Sonho de Natal” tem parada, casa do Papai Noel e até um espetáculo de iluminação e música na catedral da cidade. Todas as informações no site oficial do evento."

Petrópolis

Uma das mais bonitas cidades históricas do Rio de Janeiro, Petrópolis também tem seus encantos de Natal. O “Natal Imperial” deste ano terá nada menos que seis milhões de lâmpadas espalhadas pelas ruas e avenidas que guardam partes importantes da história do Brasil.

No centro histórico petropolitano, um túnel de luz montado na Rua 16 de Março será ainda maior que em 2017. Na Praça Dom Pedro, todos os dias, espetáculos vão anunciar o momento em que todas as luzinhas da cidade se acendem. As paradas de Natal terão mais de 250 artistas envolvidos e serão realizadas na Rua do Imperador. Pontos turísticos da cidade, como o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, também vão estar enfeitados. Todas as informações e a programação estão no site oficial do Natal Imperial."

Pato Branco

Localizada no sudoeste paranaense, Pato Branco pode não ser nacionalmente conhecida, mas nos últimos anos vem investindo forte para se tornar um polo turístico da região. Parte desses investimentos é a realização do Natal de Pato Branco.

A cidade promove um concurso que premia as fachadas e vitrines de lojas e empresas com a melhor decoração de Natal. Essas se somam à decoração feita pela própria Prefeitura. Além disso há ainda os desfiles, que contam com cerca de 300 voluntários organizando os grandiosos carros alegóricos. Já a casa do Papai Noel, no centro, recebe crianças e adultos em busca do “bom velhinho”. De acordo com a Prefeitura, no ano passado mais de 300 mil pessoas visitaram Pato Branco para presenciar a programação natalina. Todas as informações para a festa deste ano, que começa no dia 1º de dezembro, estão no site do Natal de Pato Branco."

Curitiba

Do coral infantil do Palácio Avenida às grandes árvores de Natal espalhadas pelo Jardim Botânico e outros pontos turísticos, o Natal de Curitiba conta com inúmeras atrações para quem visita a capital mais fria do Brasil nesta época. A famosa feirinha de Natal das praças Osório e Santos Andrade, exposições de presépios e espetáculos como o Natal no Paço, com projeções mapeadas no Paço da Liberdade, no centro da cidade, são algumas das atrações.

Pontos tradicionais, como a casa do Papai Noel e as inúmeras luzinhas enfeitando as ruas, também não ficam de fora. Não é à toa que Curitiba é conhecida como “a capital do Natal”. A programação pode ser encontrada no site oficial do Natal de Curitiba."

Fortaleza

Aqui pelo sul do país não se ouve falar muito sobre o Natal no Nordeste brasileiro. Mas a verdade é que várias localidades têm programações natalinas especiais. A capital do Ceará, Fortaleza, por exemplo, realiza há 22 anos o “Ceará Natal de Luz”. Este ano as comemorações começam na próxima sexta-feira (23) e se estendem até 23 de dezembro.

Na abertura do evento será acendida a árvore de Natal da cidade, na Praça do Ferreira. Em seguida, uma projeção mapeada na fachada do Teatro São Luiz, a chegada do Papai Noel e apresentação de corais. O destaque fica para o show do cantor Fagner, também na Praça do Ferreira. Ao longo do mês e até o Natal, outros grandes shows, como os de Gilberto Gil e Toquinho, uma corrida e um passeio ciclístico também serão realizados. Todas as informações estão disponíveis no Facebook do Ceará Natal de Luz."

Festival de arte envolve alunos da APAE quedense

Dia 16/11/2018

O desafio de vencer seus próprios limites e mostrar que são capazes foi o maior vencedor do IV Festival Regional Nossa Arte, que reuniu as Apaes da microrregião, envolvendo os municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Marquinho e Saudades do Iguaçu.

O evento inédito foi sediado pelo município de Rio Bonito do Iguaçu, na ultima quarta-feira, 14. As apresentações dos alunos foram nas categorias Artes Cênicas, Dança Folclórica, Artes Musicais e Dança Contemporânea.

Também foram julgados através de professores, pessoas ligadas à pedagogia, artes e cultura. Os trabalhos dos alunos nas subcategorias Artes Visuais, Artesanato e Artes Literárias, com uma exposição na quadra do ginásio.
Os melhores classificados deste representarão o Conselho Regional das Apaes  no Festival Estadual das Apaes, que será realizado na cidade de Cascavel em maio de 2019.

Classificados:

Artes Cênicas:

A APAE de Quedas se classificou em 2º lugar em artes cênicas, com a obra ‘O MAGICO DE OZ’. Em primeiro ficou a APAE de Rio Bonito do Iguaçu.

Dança:

Quedas do Iguaçu obteve o 3º lugar, com  a obra ‘Bailarina’. Em primeiro lugar tivemos a APAE de Rio Bonito do Iguaçu.

Música:

Em Artes Musicais, Quedas do Iguaçu obteve o 4º lugar com o tema ‘Pra ser feliz’ com interpretação de Kesley Vieira, nesta mesma categoria também obteve a 4ª colocação com a dança Kaigank Marcas Tribais.

Rádio 87 realiza mais um evento ‘Parceiros da 87 – 2018’

Dia 05/11/2018

Será realizado no dia 10 de novembro de 2018, na Sociedade União Clubes, mais uma edição do evento ‘Parceiros da 87, edição 2018’. O evento tem como objetivo unir os parceiros do Portal 87 Rádio e Web TV que fizeram parte da programação no ano de 2018.

O evento contará com show nacional da banda Rolling Stones (cover), seguido de baile da brilhantina com músicas das décadas de 70, 80 e 90. Os recursos arrecadados com o evento serão doados ao Projeto Gente de Quedas do Iguaçu.

Contato para mesas através do telefone (46) 99901-0940.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

 

 


1

1

1

1

1

1
1

1
1

1

1

1

1

1