/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1

1

1


1

1

1


 









Meio Ambiente

Inmet emite alerta para ventos de até 100 km/h para o PR e SC

Dia 21/11/2017

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para os três estado da região sul do Brasil nesta terça-feira (21). O alerta abrange principalmente os estados do Paraná e Santa Catarina e é válido até a madrugada desta quarta-feira (22).

A previsão do Simepar é de que a chuva chegue até o período da noite em todas as regiões estado, já que uma frente fria se desloca do Sul do país. A tempestade pode vir acompanhada por ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h, e queda de granizo, de acordo com o instituto.

A Defesa Civil do Paraná, que desde outubro mantém um sistema que alerta a população por meio de mensagens no celular conforme um endereço cadastrado, notificou os números registrados em Curitiba sobre a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por vendaval e queda de granizo, além de alertar para a possível queda de raios.

Segundo o Inmet, uma parte do Rio Grande do Sul também pode ser atingida pela tempestade - parte da região norte e a Serra Gaúcha.

Temporais deixam estragos e Paraná continua em alerta laranja

Dia 17/11/2017

As chuvas que atingem diversas cidades do Paraná já deixaram estragos e o Paraná, assim como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão em alerta laranja, porque ainda há risco de tempestade forte com raios e ventos fortes. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. 

Segundo o Simepar, na sexta-feira (17), o deslocamento de uma frente fria pelo Oceano, associado com áreas de instabilidade oriundas do Paraguai e de Mato Grosso do Sul, deixam o tempo instável em todo o Paraná.

O tempo continua muito instável no decorrer do sábado (18) entre os estados de Santa Catarina e do Paraná. As taxas de instabilidade seguem elevadas sobre esses Estados e também no norte da Argentina, Paraguai e de Mato Grosso do Sul. Os maiores volumes de chuva estão previstos para os setores oeste, sudoeste, centro-sul e Campos Gerais, mas as faixas norte e leste também vão registrar temporais no decorrer do dia, porém mais desorganizados. O calor perde um pouco de força devido a cobertura de nuvens.

Interior do Estado

Na quinta (16) à tarde, ventos de 48 km/h atingiram Londrina, região Norte do Estado, e deixaram vários estragos. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que 17 mil domicílios ficaram sem energia.  Em Maringá, Noroeste do Estado, houve queda de galhos e  árvores que causaram bloqueios no trânsito e queda de energia. Também houve registro de destelhamento.

Em Querência do Norte, pelo menos 40 casas foram destelhadas e 13 árvores caíram  na tarde de quinta-feira (16), após um temporal com chuva de granizo. A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), temporais atingiram vários municípios do Estado na tarde desta quinta.  Outras cidades também tiveram rajadas de vento forte, como Cambará (74 km/h), Cascavel (79 km/h), Guaíra (83 km/h) e SantaHelena (90 km/h).

Semana de feriado será de sol e calor, mas chuva já tem data para voltar

Dia 13/11/2017

O sol e as temperaturas elevadas que marcaram o fim de semana em todo o Paraná devem continuar marcando presença ao longo dos próximos dias. Quem já está pensando no feriado de Proclamação da República, na quarta-feira (15), pode comemorar, pois a previsão é que essa dobradinha de estabilidade permaneça por mais algum tempo. Mas a alegria não dura muito, pois a chuva já tem data para voltar.

Na segunda-feira (13), o tempo aberto permanece, como aponta o Instituto Simepar. Ainda que o dia comece um pouco gelado, as temperaturas sobem à medida que o sol aparece. Por isso, como aponta o órgão meteorológico, o dia será de uma rigorosa amplitude térmica — ou seja, com uma manhã fria e uma tarde bastante quente. A previsão é que essa variação vá de uma mínima de 10º C a 27º C em apenas algumas horas.

Essa diferença continua se repetindo nos outros dias. Na quarta-feira, o feriado começa com 11º C e deve alcançar 30º C durante a tarde. O calor também chega com força em outras regiões do estado.

No interior paranaense, o sol predomina ao longo da semana e os termômetros podem alcançar 35º C em algumas cidades mais a Oeste, como em Foz do Iguaçu. No litoral, porém, a situação é um pouco mais amena, já que a umidade do oceano contribui para a formação de algumas nuvens, o que ajuda a manter a temperatura um pouco mais amena, variando entre 16º C e 25º C.

Virada brusca

Contudo, o sol tem prazo de validade nesta semana. Embora ele siga firme até o feriado, o tempo deve virar já na quinta-feira (16) em todo o Paraná. Segundo o Simepar, essa chuva pode chegar com força, podendo até mesmo virar tempestade com raios em algumas regiões.

Defesa Civil emite alerta de temporal para região

Dia 03/11/2017

A Defesa Civil encaminhou alerta de temporal para a região Oeste, na manhã do dia 03 de novembro. O comunicado foi recebido pelas pessoas que se cadastraram no serviço de aviso por celular, receberam mensagens de texto informando sobre possibilidade de tempo severo.

Segundo a Defesa Civil, há risco de vento forte e granizo. Segundo o Simepar, a instabilidade retorna para o Paraná na sexta-feira, 03, trazendo chuva para praticamente todo o Estado paranaense.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

1

 

 


1

1

1

1
1

1

1

1

1

1

1

1

1

1