/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1
1

1

1

1

1


 









Meio Ambiente

Frente fria chega com intensidade no Paraná

Dia 05/04/2022

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), divulgou nesta segunda-feira (04), um alerta laranja para perigo potencial de tempestades no Estado com instabilidade no tempo.

Chuvas serão mais fortes entre o oeste e sudoeste do Paraná. Durante a semana a instabilidade se espalha para as demais regiões. Chuvas entre 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 à 100 km por hora, com potencial de queda de granizo.

O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Forte chuva de granizo atinge Guarapuava

Dia 17/02/2022

Uma forte chuva de granizo atingiu a região de Guarapuava, no início da tarde de quarta-feira (16). Segundo informações, a chuva começou por volta das 13 e 45h e durou cerca de 20 minutos. A cobertura de um posto de combustíveis chegou a ceder com a tempestade.

De acordo com o Simepar, alguns temporais localizados ocorreram na tarde, principalmente com desenvolvimento a partir de algumas encostas de serras em áreas mais ao centro do Estado. Os eventos são pontuais, mas, apesar disto, há uma boa concentração entre áreas ao centro e em parte do leste e sul no final da tarde desta quarta.

Focos de incêndio ainda são registrados em Quedas

Dia 31/12/2021

A situação das queimadas que ocorrem desde domingo (26), em Quedas do Iguaçu, continuam preocupando as autoridades e a população.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Drzindzik, são cinco frentes de combate ao incêndio “Não sabemos ainda se foi proposital ou acidental”.

Uma força-tarefa foi montada para conter as chamas, com ajuda de 22 pessoas (12 bombeiros militares e 10 brigadistas civis e voluntários) juntamente com seis viaturas (viaturas de combate do corpo de bombeiros e caminhões pipas das prefeituras) de Cascavel, Nova Prata, Francisco Beltrão e Espigão Alto do Iguaçu.

Área atingida

Rubens ressalta que é difícil estimar qual área específica foi atingida, porém já passaram de 300 alqueires, o que equivale a 600 hectares de reserva queimada, havendo destruição parcial, e muitos animais mortos. “O fogo está se espalhando, e às vezes ele aumenta de 60 a 200 metros a labareda, numa altura de 20 a 30 metros. Quando atinge regiões de taquara, aumenta muito a proporção do fogo. Se torna quase como um combustível, e o que está ajudando também é a estiagem, o sol e a seca, então está difícil de combater”, disse ele.

Combate ao incêndio

Os bombeiros e brigadistas estão tentando combater o fogo em regiões que possuem aproximação até o lago da Usina Salto Osório. Alguns locais estão dificultando o trabalho, por serem de difícil acesso com morros, tramados de taquara e pedras pelo caminho. Sem contar que a disponibilidade de água está a uma distância de 700 metros.
“O combate está sendo manual com abafadores de fogo e máquinas costais”.

Comunidades atingidas

Conforme o secretário, as comunidades mais atingidas até o momento foram Palmital, Nova Esperança, Nossa Senhora Aparecida, Leonir Obach, Margarete e Linha Sinamão. “Esses moradores por serem de regiões próximas já perderam mangueiras de água e fiação, e em alguns casos plantações de soja e de milho. O maior cuidado dos bombeiros, tem sido com as casas próximas à reserva”.

Ainda nesta terça-feira (28) as equipes realizaram combates diretos e protegeram as residências de 23 famílias que tiveram suas propriedades ameaçadas pelo risco de incêndio.

Investigação

A polícia ambiental, a polícia investigativa, e a força verde estão investigando as possíveis causas do incêndio. E um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para ajudar nas investigações. Via CP.

Temporais estão cada vez mais comuns em nossa região

Dia 30/11/2021

Mais de 36 mil casas ficaram sem luz após o temporal que atingiu as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná na tarde de domingo (28), de acordo com balanço da Copel.

Os municípios mais afetados foram Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco e os localizados no entorno de Pato Branco. Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper, não simultaneamente, o fornecimento de energia a 343 mil domicílios em todo o Paraná, sendo 291 mil somente no Oeste e Sudoeste.

As regiões têm sofrido com eventos climáticos severos frequentes, como o de ontem, com pancadas de chuva intensas e ventos que passaram de 90 km/hora.

Conforme a Copel, restam no momento 36,2 mil domicílios sem energia no estado. Destes, 34,5 mil estão nas regiões Oeste e Sudoeste. Em Foz do Iguaçu, 3,7 mil imóveis estão sem energia; em Francisco Beltrão são 2,3 mil unidades consumidoras sem energia; em Pato Branco, 3,7 mil imóveis; e em Cascavel, 2,1 mil domicílios.

O abastecimento de água também foi comprometido em algumas cidades paranaenses na segunda-feira (29), já que unidades de produção e distribuição dos sistemas da Sanepar dependem da energia elétrica para funcionar.

A Copel informou ainda que mais de 200 técnicos e eletricistas estão em campo para restabelecer o fornecimento de energia no estado. Apesar disso, não há previsão de retorno os sistemas de Salto do Lontra, Capanema e Planalto, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Renascença, Bela Vista da Caroba e o distrito de Conciolândia, em Pérola do Oeste.

Temporal se confirma e causa danos em Quedas

Dia 14/10/2021

O alerta laranja nas últimas horas no Paraná, para tempestades, se confirmou durante a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira (14). Chuvas e ventos fortes foram registrados em várias cidades do Sudoeste.

Relatos deram conta de queda de árvores, pequenos danos em algumas propriedades e também falta de energia em pontos isolados por conta do mau tempo. Houve também, registro de rajadas de ventos em pontos localizados.

Em Quedas do Iguaçu alguns pontos da cidade ficaram sem energia elétrica até próximo às 11h.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

1

 

 


1

1

1

1
1
1

1
1

1

1

1