/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1
1


1

1


1

1

1

1


 









Meio Ambiente

Paraná está sob alerta para chuvas intensas

Dia 14/04/2024

Parte do Paraná está sob alerta laranja para perigo de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou às 9h40 de domingo (14) e segue durante três dias, até às 18h de terça-feira (16).

A previsão do instituto é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

ÁREAS AFETADAS

No Paraná, entre as áreas que podem ser afetadas estão: Noroeste, região central, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul.

RECOMENDAÇÕES

Em caso de rajadas de vento, a indicação do Inmet é para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de qualquer acidente, pode ser acionado o serviço do Corpo de Bombeiros pelo 193 ou Defesa Civil.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Cascavel dispõe um telefone exclusivo para plantões. A linha ficará ativa para a população sempre das 17h às 8h, inclusive aos fins de semana.

Temporal deixa imóveis sem luz no Oeste e Sudoeste

Dia 21/03/2024

Mais de 400 profissionais da Copel estão mobilizados para consertar a rede e restabelecer o fornecimento de energia em diversos municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, que foram atingidas por um temporal de grandes proporções na manhã desta quinta, 21.

Até agora, a intempérie, com ventos fortes e grande incidência de raios, já causou 573 danos à rede, que precisarão ser inspecionados e reparados. 

No momento, 76 mil domicílios estão sem energia em ambas as regiões. Os municípios mais afetados são Foz do Iguaçu, com 42 mil imóveis desligados, Francisco Beltrão, com 6,9 mil, Missal (4,2 mil), Pato Branco (4,1 mil) e Itaipulândia, com 3,2 mil imóveis desligados.

Segundo a companhia, em Foz do Iguaçu chegaram a registrar ventos de 80km/h.

SEGURANÇA

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

Onda de calor eleva temperaturas

Dia 13/03/2024

Sol forte e aquela sensação de calor que incomoda. A temperatura marcando na casa dos 35°C em Quedas do Iguaçu. É a terceira onda forte de calor no ano.

Segundo especialistas, áreas de alta pressão prendem o ar muito quente por dias como se fosse uma tampa em uma panela, a chamada bolha que está atuando em parte do Paraguai, da Argentina e do Brasil.

O agrometeorologista explica que este tipo de fenômeno que era registrado uma vez ao ano há três décadas, vem se tornando mais comum nos últimos anos e é preciso ficar preparado em todos os setores.

Quem tem ar condicionado em casa ou no trabalho consegue se refrescar e fugir do forte calor. Já nas ruas cada um se vira como pode, roupas leves, muita gente bebendo água e tomando sorvete.

E a previsão é de que a situação não mude muito ainda até a chegada do outono, no dia 20 de março.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

1

 

 


1

1


1

1
1

1

1

1

1

1