/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

/

1

1

1
1

1

1

1

1


 









Meio Ambiente

Onda de calor deve se manter até o final do mês

Dia 18/08/2021

As temperaturas ganharam elevação nas regiões do estado desde ontem. Destaque para os valores bastante elevados na faixa Oeste e Noroeste, que ficaram próximo dos 38ºC. Com céu azul e sol o dia todo, as marcas avançaram em todas as regiões.

As temperaturas mínimas também ficam mais altas e variam entre 16 e 19 graus nos próximos dias. O “veranico” no Estado segue atuando com céu aberto e sem previsão de chuva até o final do mês. Uma frente fria pode avançar a partir do dia 26 de agosto, trazendo chuva para boa parte do Paraná. 

Frente fria avança e derruba temperaturas

Dia 11/08/2021

O tempo firme e quente dos últimos dias dará lugar à chuva e temperaturas mais baixas a partir desta quarta-feira (11), segundo o Simepar.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, uma frente fria avança sobre o estado, especialmente na metade sul do Paraná, e favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.

Os termômetros devem marcar mínima de 8º e máxima de 13º nesta quarta-feira – condições bem distantes aos 27,9º de temperatura máxima registrados. Apesar da previsão de chuva, o Simepar ressalta que as pancadas serão isoladas e irregulares, com pouco volume para amenizar a situação de emergência hídrica no Paraná.

“Observamos uma frente fria evoluindo pelo Sul do país e a tendência é que a partir de quarta-feira as condições mudem bastante. Teremos pancadas de chuvas isoladas e irregulares, não dá para esperar chuva para todas as regiões, esse sistema frontal ainda é muito fraco”, analisa o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Paraná se prepara para onda intensa de frio

Dia 27/07/2021

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a onda seguirá o padrão do inverno paranaense, caracterizado por um clima frio e seco. São esperadas temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C.

Os esforços no estado são preventivos e contam com diferentes secretarias. Coordenados pela Defesa Civil do Paraná, os esforços reforçam o os cuidados principalmente com a população mais vulnerável.

“O Governo do Estado está monitorando constantemente o avanço dessa onda de frio para amenizar os seus efeitos. A Defesa Civil está mobilizada e em contato frequente com o Simepar para antecipar cenários e medidas de combate à possibilidade de um frio rigoroso”, ”, disse Guto Silva, secretário-chefe da Casa Civil.

No último domingo, a Defesa Civil já havia emitido um alerta para baixas temperaturas nos próximos dias no estado. Segundo o Simepar, o frio mais rigoroso será sentido entre os dias 28 e 30 de julho, especialmente nas regiões Sudoeste, Sul, Central e Campos Gerais. Nesse período há indicativo para ocorrência de geadas fortes e generalizadas em todo o Paraná.

Apesar da considerável queda nas temperaturas ao longo desta semana na Região Sul, a Defesa Civil do estado reforça que os termômetros devem acompanhar os invernos anteriores. Na Região Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste, por exemplo, há previsão de valores oscilando entre 0°C e -3°C. Já no Litoral deve chegar a 5ºC.

“Estamos acompanhando as informações meteorológicas constantemente e os modelos indicam que será frio, mas não tão intenso como algumas previsões que circulam por aí. Não teremos -10ºC, -12ºC. Será tudo dentro do padrão de um inverno mais rigoroso no Paraná”, destacou o chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.

envie para um amigo ...... comente está matéria........ imprimir a matéria

Últimas Notícias
 
Editoria Ano Mês
 
 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, em qualquer meio de comunicação eletrônica ou impresso, sem a devida autorização escrita ou via
e-mail do site Iguaçu Notícias.

1

 

 


1

1

1

1
1
1

1
1

1

1

1